Em Busca do Design Selvagem: Resgate da experiência e descolonização da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41522
Resumo: Explorando a dicotomia criada por Lévi-Strauss no livro “La Pensée Sauvage” (1962) onde o pensamento selvagem se contrapõe ao pensamento domesticado e aproximando esses estudos do campo de conhecimento do design de comunicação, considerámos ser de interesse da investigação em design refletirmos sobre essa relação. Propomos, por isso, sublinhar a pertinência da experiência da percepção que as culturas nativas desenvolveram e a importância destas questões no debate contemporâneo. Vimos nas últimas décadas o surgimento do da ideia da descolonização como forma de acalmar as crises ambientais e sociais vistas na contemporaneidade. Assim, pensamos ser relevante associar esse imaginário, distinto daquele desenvolvido na epistemologia ocidental, ao pensamento e à produção em design, procurando nessas relações outras possibilidades de entendimento . A partir da expressão de Lévi-Strauss e das reformulações que tal expressão sofreu colocámos a possibilidade de aproximar a noção do “selvagem” ao campo do design, relacionando-o com a produção de conhecimento das culturas nativas sem, no entanto, subjugá-las. A proposta foi, então, a de estabelecer diálogo e fazer pontes entre estas duas realidades. Trabalhámos por isso o olhar descolonialista na tentativa de actualizar conceitos estabelecidos pelo design, tendo tomado como referência autores nativos, tais como Davi Kopenawa, Cristine Takuá e Ailton Krenak. Como objecto de análise demos atenção às produções gráficas e cartográficas de três etnias: os Yanomami, os Zuni e os Yolngu e tivemos em consideração autores reconhecidos da área do design como Victor Papanek ou o Decolonising Design Group.
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