Novas aprendizagens, novos rumos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12680
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissional
id RCAP_eb5be30188d29fce6f443c6213612822
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Novas aprendizagens, novos rumosrelatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissionalCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumFigueiredo, Ana Luísa Ribeiro2016-03-24T10:44:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12680202544303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Novas aprendizagens, novos rumos
relatório final
title Novas aprendizagens, novos rumos
spellingShingle Novas aprendizagens, novos rumos
Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Novas aprendizagens, novos rumos
title_full Novas aprendizagens, novos rumos
title_fullStr Novas aprendizagens, novos rumos
title_full_unstemmed Novas aprendizagens, novos rumos
title_sort Novas aprendizagens, novos rumos
author Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro
author_facet Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissional
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-24T10:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12680
202544303
url http://hdl.handle.net/10400.26/12680
identifier_str_mv 202544303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301270749511680