Novas aprendizagens, novos rumos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12680 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissional |
id |
RCAP_eb5be30188d29fce6f443c6213612822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas aprendizagens, novos rumosrelatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissionalCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumFigueiredo, Ana Luísa Ribeiro2016-03-24T10:44:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12680202544303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:46ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas aprendizagens, novos rumos relatório final |
title |
Novas aprendizagens, novos rumos |
spellingShingle |
Novas aprendizagens, novos rumos Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Novas aprendizagens, novos rumos |
title_full |
Novas aprendizagens, novos rumos |
title_fullStr |
Novas aprendizagens, novos rumos |
title_full_unstemmed |
Novas aprendizagens, novos rumos |
title_sort |
Novas aprendizagens, novos rumos |
author |
Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro |
author_facet |
Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ana Luísa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde a uma análise do itinerário formativo, bem como das aprendizagens realizadas no decorrer do estágio realizado com um grupo de crianças com três anos de idade de um jardim de infância situado em contexto urbano. O documento divide-se, fundamentalmente, em duas partes. A primeira tem como objetivo a contextualização e a caracterização do itinerário formativo, começando pela caracterização da instituição e do grupo de crianças, pela organização da sala e do tempo, pelos princípios educativos sustentadores da prática pedagógica da educadora, e terminando com a descrição e análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte tem como objetivo a descrição e análise de cinco experiências-chave que se revelaram fundamentais no desenrolar desta jornada. São elas: “Implementação de um projeto pedagógico: «O Fundo do Mar», “Será, de facto, arriscado brincar ao ar livre?”, “Pedagogia de transmissão vs. pedagogia de participação: uma discussão do passado?”, “Refletir é essencial!” e “Abordagem de Mosaico: uma experiência investigativa”. Este relatório foi concebido de forma a analisar crítica e reflexivamente a iniciação à prática educativa com vista a alcançar um maior desenvolvimento de competências imprescindíveis à construção da minha identidade profissional |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-24T10:44:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12680 202544303 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12680 |
identifier_str_mv |
202544303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301270749511680 |