Relações públicas internacionais em Angola: que realidade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9404 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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Relações públicas internacionais em Angola: que realidade?Relações públicasRelações públicas internacionaisDiplomacia públicaProfissionais de relações públicasAngolaPublic relationsInternational public relationsPublic diplomacyPublic relations professionalsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.As Relações Públicas Internacionais (RPI) são uma das áreas de intervenção das Relações Públicas (RP). A literatura especializada em RP aborda maioritariamente a praxis de RPI nos países desenvolvidos, não dando ênfase ao seu estado da arte em contextos sociais e económicos que divirjam do status quo destes países. Assim sendo, nesta dissertação pretende-se compreender como são denominadas e desenvolvidas as RPI em Angola – um país africano com um desenvolvimento emergente. A aplicação da metodologia qualitativa permite aferir que o nível de desenvolvimento do país influencia a prática de RPI. Similarmente, identificaram-se os fatores contextuais e conjunturais que afetam a atuação das organizações que desenvolvem, simultaneamente, atividade em Angola e na esfera internacional. Em suma, pretende-se perceber como é que as agências de comunicação que operam em Angola interagem com a comunidade internacional. De forma idêntica, almeja-se saber se em Angola é comum as RPI serem integradas em outras áreas profissionais e científicas, nomeadamente na Diplomacia Pública (DP).ABSTRACT: International Public Relations (IPR) are one of the intervention areas of Public Relations (PR). The literature specialized in PR focuses mainly on the praxis of IPR in developed countries, not emphasizing its state of art in social and economic contexts that diverge from the status quo of those countries. Therefore, this dissertation intends to understand how IPR are denominated and practiced in Angola – an African country with an emerging market. The application of the qualitative methodology allows to verify that the level of development of the country influences the practice of IPR. Similarly, we identified the environment factors that affect the performance of the organizations that simultaneously develop activity in Angola and in the international sphere. To sum up, we intend to understand how communication agencies that operate in Angola interact with the international community. Identically, we want to know if in Angola it is common for IPR to be integrated into other professional and scientific areas, namely Public Diplomacy (PD).Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialSimão, João Duarte Borges MartinsRCIPLCacumba, Cristina Olga2019-02-04T16:17:17Z2018-11-292018-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9404TID:202054438porCacumba, C. O. (2018). Relações públicas internacionais em Angola: que realidade?. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:58.987037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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