Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, André Filipe Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7124
Resumo: Com esta investigação procurou-se identificar o consumidor português de artigos ‘new luxury’ de moda e acessórios e perceber as suas motivações e o porquê de consumirem estes artigos. Numa primeira fase foram entrevistados quatro directores de marketing de marcas ‘new luxury’ de moda e acessórios. Para este fim foi utilizado um guião de entrevista com cinco perguntas a partir do qual se procurou identificar o perfil-tipo do consumidor português que consome este tipo de produtos. Numa segunda fase promoveu-se a discussão em dois focus groups distintos de modo a compreender as razões e as motivações de compra de artigos ‘new luxury’. Os resultados indicam que o consumidor tipo português de artigos ‘new luxury’ é sofisticado, dá primazia ao status social, à notoriedade da marca, ao atendimento personalizado e à experiência de compra. Neste contexto é possível destacar o crescimento, tanto das marcas ‘new luxury’ em Portugal, como do consumidor que procura este tipo de produtos.
id RCAP_ec2e90427f2b48a12ff6dd62e553182a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessóriosMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOCONSUMOHÁBITOS DE CONSUMOCONSUMIDORESMODACOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESPORTUGALCOMMUNICATIONCONSUMPTIONCONSUMPTION HABITSCONSUMERSFASHIONCONSUMER BEHAVIOURPORTUGALLUXURY GOODSBENS DE LUXOCom esta investigação procurou-se identificar o consumidor português de artigos ‘new luxury’ de moda e acessórios e perceber as suas motivações e o porquê de consumirem estes artigos. Numa primeira fase foram entrevistados quatro directores de marketing de marcas ‘new luxury’ de moda e acessórios. Para este fim foi utilizado um guião de entrevista com cinco perguntas a partir do qual se procurou identificar o perfil-tipo do consumidor português que consome este tipo de produtos. Numa segunda fase promoveu-se a discussão em dois focus groups distintos de modo a compreender as razões e as motivações de compra de artigos ‘new luxury’. Os resultados indicam que o consumidor tipo português de artigos ‘new luxury’ é sofisticado, dá primazia ao status social, à notoriedade da marca, ao atendimento personalizado e à experiência de compra. Neste contexto é possível destacar o crescimento, tanto das marcas ‘new luxury’ em Portugal, como do consumidor que procura este tipo de produtos.This research seeks to identify the typical Portuguese consumer of fashion and accessory ‘new luxury’ articles and furthermore understand their motivations and reasons for procuring these items. During the first stage of this research, four ‘new luxury’ fashion and accessory marketing directors were interviewed. To this end, a 5 question interview script was designed from which I sought to identify the profile type of the Portuguese consumer who pursues these items. In a second stage, the discussion of two distinct focus groups was promoted in order to comprehend the reasons and motivations behind the purchasing of new luxury items. The results of this investigation indicate that the type of Portuguese consumer that pursues these articles is sophisticated and prioritizes social status, brand notoriety, personalized customer experiences, and shopping experience. In this context it is possible to single out the growth and development of both new luxury brands in Portugal and the consumer population for this type of items.2016-07-13T14:15:50Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7124TID:201250241porCoelho, André Filipe Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:56.330546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
title Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
spellingShingle Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
Coelho, André Filipe Mendes
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
CONSUMO
HÁBITOS DE CONSUMO
CONSUMIDORES
MODA
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
PORTUGAL
COMMUNICATION
CONSUMPTION
CONSUMPTION HABITS
CONSUMERS
FASHION
CONSUMER BEHAVIOUR
PORTUGAL
LUXURY GOODS
BENS DE LUXO
title_short Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
title_full Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
title_fullStr Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
title_full_unstemmed Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
title_sort Perfil do consumidor português de artigos 'new luxury' de moda e acessórios
author Coelho, André Filipe Mendes
author_facet Coelho, André Filipe Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, André Filipe Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
CONSUMO
HÁBITOS DE CONSUMO
CONSUMIDORES
MODA
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
PORTUGAL
COMMUNICATION
CONSUMPTION
CONSUMPTION HABITS
CONSUMERS
FASHION
CONSUMER BEHAVIOUR
PORTUGAL
LUXURY GOODS
BENS DE LUXO
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
CONSUMO
HÁBITOS DE CONSUMO
CONSUMIDORES
MODA
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
PORTUGAL
COMMUNICATION
CONSUMPTION
CONSUMPTION HABITS
CONSUMERS
FASHION
CONSUMER BEHAVIOUR
PORTUGAL
LUXURY GOODS
BENS DE LUXO
description Com esta investigação procurou-se identificar o consumidor português de artigos ‘new luxury’ de moda e acessórios e perceber as suas motivações e o porquê de consumirem estes artigos. Numa primeira fase foram entrevistados quatro directores de marketing de marcas ‘new luxury’ de moda e acessórios. Para este fim foi utilizado um guião de entrevista com cinco perguntas a partir do qual se procurou identificar o perfil-tipo do consumidor português que consome este tipo de produtos. Numa segunda fase promoveu-se a discussão em dois focus groups distintos de modo a compreender as razões e as motivações de compra de artigos ‘new luxury’. Os resultados indicam que o consumidor tipo português de artigos ‘new luxury’ é sofisticado, dá primazia ao status social, à notoriedade da marca, ao atendimento personalizado e à experiência de compra. Neste contexto é possível destacar o crescimento, tanto das marcas ‘new luxury’ em Portugal, como do consumidor que procura este tipo de produtos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13T14:15:50Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7124
TID:201250241
url http://hdl.handle.net/10437/7124
identifier_str_mv TID:201250241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265868234752