Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Sara Filipa Nobre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20597
Resumo: Este relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development.
id RCAP_ecf1e9e416d588a814dc7cb5e7883bda
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"Prática de ensinoProcesso de ensino-aprendizagemPlanificaçãoAvaliaçãoAtividadesEstratégiasAlunosDiferenciação pedagógicaDesenvolvimento profissionalTeaching practiceTeaching-learning processPlanningAssessmentActivitiesStrategiesStudentsPedagogical differentiationProfessional developmentEste relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development.Universidade de Évora2017-02-03T14:32:15Z2017-02-032015-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20597http://hdl.handle.net/10174/20597TID:201064812porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosfmail@portugalmail.pt672Amaro, Sara Filipa Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:02.407060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
title Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
Amaro, Sara Filipa Nobre
Prática de ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Planificação
Avaliação
Atividades
Estratégias
Alunos
Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Teaching practice
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Activities
Strategies
Students
Pedagogical differentiation
Professional development
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
author Amaro, Sara Filipa Nobre
author_facet Amaro, Sara Filipa Nobre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Sara Filipa Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Planificação
Avaliação
Atividades
Estratégias
Alunos
Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Teaching practice
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Activities
Strategies
Students
Pedagogical differentiation
Professional development
topic Prática de ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Planificação
Avaliação
Atividades
Estratégias
Alunos
Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento profissional
Teaching practice
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Activities
Strategies
Students
Pedagogical differentiation
Professional development
description Este relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29T00:00:00Z
2017-02-03T14:32:15Z
2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20597
http://hdl.handle.net/10174/20597
TID:201064812
url http://hdl.handle.net/10174/20597
identifier_str_mv TID:201064812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
sfmail@portugalmail.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136602460520448