Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20597 |
Resumo: | Este relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development. |
id |
RCAP_ecf1e9e416d588a814dc7cb5e7883bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada"Prática de ensinoProcesso de ensino-aprendizagemPlanificaçãoAvaliaçãoAtividadesEstratégiasAlunosDiferenciação pedagógicaDesenvolvimento profissionalTeaching practiceTeaching-learning processPlanningAssessmentActivitiesStrategiesStudentsPedagogical differentiationProfessional developmentEste relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development.Universidade de Évora2017-02-03T14:32:15Z2017-02-032015-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20597http://hdl.handle.net/10174/20597TID:201064812porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosfmail@portugalmail.pt672Amaro, Sara Filipa Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:02.407060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" Amaro, Sara Filipa Nobre Prática de ensino Processo de ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Atividades Estratégias Alunos Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Teaching practice Teaching-learning process Planning Assessment Activities Strategies Students Pedagogical differentiation Professional development |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular "Prática de Ensino Supervisionada" |
author |
Amaro, Sara Filipa Nobre |
author_facet |
Amaro, Sara Filipa Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Sara Filipa Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Processo de ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Atividades Estratégias Alunos Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Teaching practice Teaching-learning process Planning Assessment Activities Strategies Students Pedagogical differentiation Professional development |
topic |
Prática de ensino Processo de ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Atividades Estratégias Alunos Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Teaching practice Teaching-learning process Planning Assessment Activities Strategies Students Pedagogical differentiation Professional development |
description |
Este relatório, enquadrado na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma dimensão teórica, respeitante aos documentos normativos e orientadores que norteiam a atividade docente e, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Espanhol e de Português; uma dimensão prática que diz respeito à análise da prática de ensino desenvolvida na Escola E.B. 2, 3 André de Resende, no ano letivo de 2012/ 2013, no âmbito da planificação, condução de aulas, bem como da avaliação de aprendizagens. O principal objetivo deste relatório é relacionar criticamente essas duas dimensões no contexto da prática docente, na qual se englobam igualmente a participação nas estruturas da escola e o desenvolvimento profissional. ABSTRACT: This report, included in the course “Supervised Teaching Practice” of the Master Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the middle and upper schools is organized according to two aspects: a theoretical aspect, concerning the normative and guiding documents that regulate the teaching activity and, more specifically, the teaching-learning process of Spanish and Portuguese courses; a practical aspect regarding the analysis of teaching practice developed in the School EB 2, 3 André Resende, in the school year 2012/2013, within lesson planning and organization and the learning assessment as well. The main goal of this report is to critically relate these two aspects in the teaching practice context which also includes the participation in school structures and professional development. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-29T00:00:00Z 2017-02-03T14:32:15Z 2017-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20597 http://hdl.handle.net/10174/20597 TID:201064812 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20597 |
identifier_str_mv |
TID:201064812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação sfmail@portugalmail.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136602460520448 |