Influência do processo de rodagem na eficiência de engrenagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, João Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14636
Resumo: Com o rápido desenvolvimento e o aumento de exigência dos mercados, fatores como a eficiência, fiabilidade e baixa manutenção são cada vez mais importantes em máquinas cuja transmissão de binário seja realizada por engrenagens. Todos este requisitos dependem de um processo que, até aos dias de hoje, ainda não apresenta consenso na sua definição nem sobre que condições deve ser realizado: a rodagem. Esta dissertação reporta um conjunto elevado de ensaios experimentais de engrenagens, no qual se propõem diferentes abordagens ao processo de rodagem, analisando o seu efeito na rugosidade superficial e na eficiência da engrenagem. O principal objetivo deste trabalho é o estudo da influência de diferentes rodagens na eficiência de engrenagens FZG do tipo C, quando lubrificadas por um óleo de engrenagens PAO 150. Duas engrenagens foram submetidas a testes de rodagem, sendo que uma delas foi submetida a rodagem nos dois flancos, perfazendo então três ensaios. Antes de se iniciarem os testes experimentais, foi feita uma manutenção ao banco de ensaios FZG, onde foram substituídos os veios, rolamentos e vedantes de todo o banco. De uma forma sucinta, o estudo presente nesta dissertação assenta nos seguintes tópicos fundamentais: • Caraterização do óleo de engrenagens PAO150; • Execução de testes de rodagens; • Execução de testes de eficiência após as rodagens; • Medição dos parâmetros de rugosidade antes e depois dos testes de rodagem e de eficiência; • Medição da massa das engrenagens antes e depois dos testes de rodagem e de eficiência; • Aplicação de um modelo de perda de potência com o objetivo de verificar onde é que as perdas são mais significativas, e se os resultados obtidos experimentalmente se aproximam ou não dos resultados numéricos. Como se irá demonstrar, as rodagens feitas nas engrenagens têm uma grande influência no desgaste inicial de uma engrenagem, sendo que se verificou em todas as rodagens uma diminuição substancial da rugosidade das superfícies. Quanto aos testes de eficiência, é difícil afirmar qual das rodagens foi mais significativa, pelo que se encontram casos de eficiências distintas nos 4 níveis de carga testados. Na aplicação do modelo de perda de potência, foi possível observar uma aproximação bastante satisfatória entre os resultados experimentais e os resultados calculados analiticamente.
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Duas engrenagens foram submetidas a testes de rodagem, sendo que uma delas foi submetida a rodagem nos dois flancos, perfazendo então três ensaios. Antes de se iniciarem os testes experimentais, foi feita uma manutenção ao banco de ensaios FZG, onde foram substituídos os veios, rolamentos e vedantes de todo o banco. De uma forma sucinta, o estudo presente nesta dissertação assenta nos seguintes tópicos fundamentais: • Caraterização do óleo de engrenagens PAO150; • Execução de testes de rodagens; • Execução de testes de eficiência após as rodagens; • Medição dos parâmetros de rugosidade antes e depois dos testes de rodagem e de eficiência; • Medição da massa das engrenagens antes e depois dos testes de rodagem e de eficiência; • Aplicação de um modelo de perda de potência com o objetivo de verificar onde é que as perdas são mais significativas, e se os resultados obtidos experimentalmente se aproximam ou não dos resultados numéricos. Como se irá demonstrar, as rodagens feitas nas engrenagens têm uma grande influência no desgaste inicial de uma engrenagem, sendo que se verificou em todas as rodagens uma diminuição substancial da rugosidade das superfícies. Quanto aos testes de eficiência, é difícil afirmar qual das rodagens foi mais significativa, pelo que se encontram casos de eficiências distintas nos 4 níveis de carga testados. Na aplicação do modelo de perda de potência, foi possível observar uma aproximação bastante satisfatória entre os resultados experimentais e os resultados calculados analiticamente.With the rapid development and increasing demands of the markets, factors such as efficiency, reliability and low maintenance are increasingly important in machines whose torque transmission is performed by gears. All of these requirements depend on a process that, until today, doesn’t have a consensus on its definition or on what conditions should be performed: running-in. This dissertation reports a large set of experimental tests, in which different approaches are proposed to the running-in process, analyzing their effect on surface roughness and gear efficiency. The present work is aimed at the study of the influence of different running-in on the efficiency of FZG type C gears when lubricated with a gear oil PAO150. Two gears were submitted to running-in tests, one of which was subjected to running-in on both sides that it possesses, making a total of three running-in tests. Before starting the experimental tests, maintenance was performed on the FZG test rig where the shafts, bearings and seals of the entire test rig were replaced. The work reported here was based on the following topics: • Characterization of gear oil PAO150; • Execution of running-in tests; • Execution of efficiency tests after the running-in tests; • Measurement of roughness parameters before and after the running-in and efficiency tests; • Mass measurement of the gears before and after the running-in and efficiency tests; • Application of a power loss model with the purpose of verifying where the losses are most significant, and whether the results obtained experimentally are approximated or not the numerical results. As will be shown, the running-in tests made in the gears have a big influence on the initial wear of a gear, and a substantial decrease of the roughness of the surfaces was observed in all the tests. For the efficiency tests, it is difficult to say which of the running-in tests was more significant in terms of efficiency, because there are cases of different efficiencies in the 4 load stages tested. Regarding the power loss model, a very satisfying approximation between the experimental and the calculated results was achieved.Gonçalves, David Emanuel PimentelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPais, João Costa2019-09-18T11:32:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14636TID:202279880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:27.545172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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