O impacto das tecnologias da informação e telecomunicações no comércio alimentar. Situação e tendências na actividade grossista em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18714 |
Resumo: | Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia |
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O impacto das tecnologias da informação e telecomunicações no comércio alimentar. Situação e tendências na actividade grossista em PortugalTecido comercial portuguêsActividade grossistaInovaçãoTecnologias de informação e telecomunicaçõesAdopção de tecnologiaParceriaMestrado em Economia e Gestão de Ciência e TecnologiaO objectivo subjacente à tese é a análise das implicações da introdução das novas tecnologias de informação e telecomunicação (TIT), no sector do comércio alimentar em Portugal, particularmente na actividade grossista. O tecido comercial alimentar em Portugal atravessa um processo de renovação que tem por base a implantação de novos conceitos comerciais suportados por novas infraestruturas tecnológicas e formas organizacionais. Estes novos conceitos surgem protagonizados geralmente por grandes grupos económicos em que a concepção de negócio inerente não é a mesma do comércio a retalho tradicional criando, consequentemente, dificuldades à actividade grossista instalada, cujo principal interlocutor em termos de negócio é este último. No sector do comércio confrontam-se, actualmente, duas lógicas diferentes de encarar a actividade: a economia financeira na distribuição moderna, suportada nas novas tecnologias e caracterizada essencialmente pela dimensão dos fluxos financeiros que movimenta; e a economia de transacção característica do comércio tradicional, posicionada nos fluxos físicos. Deste confronto tem resultado a cedência de uma das partes: a economia de transacção. Neste quadro é dada prioridade é a optimização das operações logísticas através da implementação de novas tecnologias, permitindo a racionalização dos fluxos de mercadorias no canal de distribuição. Deste modo, a fonte de lucro é essencialmente o volume de facturação, mais do que a majoração dos preços. O critério de avaliação do grau de sucesso obtido através da coordenação administrativa é a "rotação de stocks A estratégia de crescimento das empresas grossistas, para aumentar a sua posição negocial dentro do canal de distribuição passa, simultaneamente pela integração vertical (principalmente com o retalhista) e pela concentração horizontal. Constata-se que os principais obstáculos à implantação das TIT nas empresas não são tanto tecnológicos ou financeiros, mas sim organizacionais. Estas barreiras são tanto culturais como funcionais. A tradicional estrutura de organização vertical, de cima para baixo, na qual cada função opera separadamente e é medida independentemente, é uma barreira de peso porque todas as mudanças motivadas pelas TIT cruzam as fronteiras funcionais.The underlying objective of this thesis is the analysis the implications of introducing new telecommunication (TIT) and information technology into the wholesale activity. The commercial foods fabric in Portugal is going through a renovation process that is based on the implementation of new commercial concepts which are supported by new technological infrastructures and organizational shapes. These new concepts of commerce usually arise ffom large economic groups and their inherent notion of business is not the same as traditional commercial retail consequently creating difficulties for the established wholesale activities, whose main interlocutor in terms of business is the latter. Therefore, in the business sector today there are two different, conílicting ways of dealing with this activity; the financial economy of modem distribution based on new technologies and characterized essentially by the dimensions of the financial fluctuations which it sets in motion and the transaction economy characteristic of traditional trade, positioned on physical fluctuations. From this confrontation, one side must necessarily give in - the transaction economy. In regards to the implementation of new technology in the sector, particularly TIT's, in general, enterprise administrators wait until they have been tested before adopting them for their enterprises. Yet, the availability to benefít the use of technologies that allow for the maximization of fluctuations in treasury and for the formation of data bases containing valuable information on consumer behavior is quite large. Another priority is the optimization of logistical operations through the implementation of new technologies, allowing for the rationalization of the flow of nierchandise in the distribution channel. The growth strategy of wholesale enterprises, to maximize their negotiating position within the distribution channel, goes simultaneously through vertical integration (mainly with the retailer) and through horizontal concentration. In actuality, main obstacles to the implementation of the TIT in enterprises are not technological or financial but organizational. These barriers are as much cultural as they are functional. The traditional structure of vertical organization, from top to bottom, in which each function operates separately and is measured independently, is a weighty barrier because ali TIT - motivated changes cross functional frontiers.Gonçalves, Fernando Miranda BorgesRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, António Rui Carvalho Moreira de2019-11-14T16:30:33Z1998-031998-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18714porCarvalho, António Rui Carvalho Moreira de (1998). " O impacto das tecnologias da informação e telecomunicações no comércio alimentar. Situação e tendências na actividade grossista em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:34:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:41.586846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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