Os Museus de arqueologia e os jovens: a oferta educativa para o público adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Beatriz Correia Vicente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/45948
Resumo: Face ao crescimento turístico e ao desenvolvimento de grandes projetos de arquitetura museológica, a necessidade de captar novas audiências nos museus tem se vindo a tornar cada vez mais substancial e pertinente. É dentro do âmbito de captação de novos públicos em museus arqueológicos que se foca esta dissertação, mais precisamente no público adolescente que se tem provado um desafio. Esta tese identificou que a grande maioria dos jovens apenas frequenta estes museus aquando de visitas escolares, sendo bastante pontuais os exemplos de serviços educativos que organizam e planeiam atividades direcionadas ao público entre os 13 e 17 anos. O tema do adolescente em museus, um público com necessidades específicas e numa fase de transição que não encaixa no âmbito da definição de criança nem de adulto, é muito pouco desenvolvido na investigação. No entanto, este é um período de transição fundamental para a educação e formação do futuro adulto. Através da comunicação educativa e aproveitando o fascínio e curiosidade que a Arqueologia exerce, os museus de arqueologia podem ser pontos fulcrais no âmbito da educação patrimonial e da formação deste público. Face ao reduzido número de atividades organizadas pelos serviços educativos dos museus de arqueologia direcionadas a este segmento de público, foi objetivo da presente dissertação realizar um estudo das ofertas educativas desenvolvidas em museus considerados exemplares a nível nacional e internacional, e a análise das suas atividades direcionadas aos adolescentes. A compreensão da dimensão educativa dos museus a par com a análise do público adolescente, foi essencial para o desenvolvimento e apresentação de um conjunto de propostas que visam contribuir para a captação do público adolescente nas atividades dos museus de arqueologia.
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