Promover a educação financeira de alunos do 1º ciclo do Ensino básico a partir de tarefas matemáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48558 |
Resumo: | A Educação Financeira é um tema que tem preocupado cada vez mais a sociedade atual e, em particular, os governos de diferentes países e organizações mundiais. A presente investigação tem como objetivo compreender como pode ser promovida a Educação Financeira de alunos do 1.o ciclo do Ensino Básico a partir da resolução de tarefas matemáticas. Relacionadas com o objetivo do estudo, foram delineadas as seguintes questões: (i) Que ideias e conceitos de Educação Financeira mobilizam os alunos na resolução de tarefas matemáticas? (ii) Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas? (iii) Que dificuldades (associadas à Matemática e à Educação Financeira) manifestam os alunos na resolução de tarefas matemáticas? A investigação foi realizada numa turma do 4.o ano de escolaridade, com 25 crianças, de uma escola no centro histórico de Lisboa. Seguiu uma metodologia qualitativa e as principais técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante e a recolha documental. A análise de dados baseou-se na análise de conteúdo das produções dos alunos bem como dos episódios de sala de aula. Foi construída uma proposta pedagógica, com um conjunto de quatro tarefas que visam abordar alguns dos conceitos relativos à Educação Financeira a partir da Matemática. Os resultados do estudo destacam que os conceitos e ideias de Educação Financeira que os alunos mais abordam são a poupança e a necessidade e o desejo. Nas suas produções, as crianças aliam as ideias e conceitos de Educação Financeira com exemplos do seu quotidiano, concretizando o que querem explicar ou como justificação do que referem. Durante a realização das tarefas matemáticas propostas, foi possível verificar- se a preferência dos alunos pelos algoritmos, existindo apenas alguns que recorrem ao cálculo mental e a estratégias icónicas. As maiores dificuldades encontradas durante a realização das tarefas, do ponto de vista da Matemática, estão relacionadas com o cálculo com números racionais não negativos na sua representação decimal. Do ponto de vista da Educação Financeira, alguns alunos revelaram dificuldades em alguns dos conceitos específicos da área. |
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(iii) Que dificuldades (associadas à Matemática e à Educação Financeira) manifestam os alunos na resolução de tarefas matemáticas? A investigação foi realizada numa turma do 4.o ano de escolaridade, com 25 crianças, de uma escola no centro histórico de Lisboa. Seguiu uma metodologia qualitativa e as principais técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante e a recolha documental. A análise de dados baseou-se na análise de conteúdo das produções dos alunos bem como dos episódios de sala de aula. Foi construída uma proposta pedagógica, com um conjunto de quatro tarefas que visam abordar alguns dos conceitos relativos à Educação Financeira a partir da Matemática. Os resultados do estudo destacam que os conceitos e ideias de Educação Financeira que os alunos mais abordam são a poupança e a necessidade e o desejo. Nas suas produções, as crianças aliam as ideias e conceitos de Educação Financeira com exemplos do seu quotidiano, concretizando o que querem explicar ou como justificação do que referem. Durante a realização das tarefas matemáticas propostas, foi possível verificar- se a preferência dos alunos pelos algoritmos, existindo apenas alguns que recorrem ao cálculo mental e a estratégias icónicas. As maiores dificuldades encontradas durante a realização das tarefas, do ponto de vista da Matemática, estão relacionadas com o cálculo com números racionais não negativos na sua representação decimal. Do ponto de vista da Educação Financeira, alguns alunos revelaram dificuldades em alguns dos conceitos específicos da área.Financial education is a topic that has increasingly concerned governments and organizations worldwide. The aim of this research is to understand how financial education can be promoted in elementary school by solving mathematical tasks. Related to the study's objective, the following questions were outlined (i) What ideas and concepts of Financial Education do students use when solving mathematical tasks? (ii) What strategies do students use when solving mathematical tasks? (iii) What difficulties do students have when solving mathematical tasks associated with mathematics and Financial Education? The research was carried out in a class of 25 4th graders at a school in the historic center of Lisbon and followed a qualitative methodology. The data collection techniques used were participant observation and documentary collection. Data analysis was based on content analysis of the students' productions as well as classroom episodes. A pedagogical proposal was constructed, with a set of four tasks that aim to address some of the concepts related to Financial Education from mathematics. The results of the study show that the concepts and ideas of Financial Education that the students address most are savings, need and desire. In their productions, the children combine the ideas and concepts with examples from their daily lives as justification or examples. During the mathematical tasks, it was possible to see a preference for algorithms, with some students using iconic strategies or mental calculation. The greatest difficulties encountered during the tasks were in performing calculations with decimal numbers in their decimal representation. From the point of view of Financial Education, some students revealed difficulties in some of the specific concepts in the area.Mendes, FátimaRepositório ComumMarques, Inês Filipa Nunes2023-12-19T11:55:13Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48558TID:203477901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:26.263826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Educação Financeira é um tema que tem preocupado cada vez mais a sociedade atual e, em particular, os governos de diferentes países e organizações mundiais. A presente investigação tem como objetivo compreender como pode ser promovida a Educação Financeira de alunos do 1.o ciclo do Ensino Básico a partir da resolução de tarefas matemáticas. Relacionadas com o objetivo do estudo, foram delineadas as seguintes questões: (i) Que ideias e conceitos de Educação Financeira mobilizam os alunos na resolução de tarefas matemáticas? (ii) Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas matemáticas? (iii) Que dificuldades (associadas à Matemática e à Educação Financeira) manifestam os alunos na resolução de tarefas matemáticas? A investigação foi realizada numa turma do 4.o ano de escolaridade, com 25 crianças, de uma escola no centro histórico de Lisboa. Seguiu uma metodologia qualitativa e as principais técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante e a recolha documental. A análise de dados baseou-se na análise de conteúdo das produções dos alunos bem como dos episódios de sala de aula. Foi construída uma proposta pedagógica, com um conjunto de quatro tarefas que visam abordar alguns dos conceitos relativos à Educação Financeira a partir da Matemática. Os resultados do estudo destacam que os conceitos e ideias de Educação Financeira que os alunos mais abordam são a poupança e a necessidade e o desejo. Nas suas produções, as crianças aliam as ideias e conceitos de Educação Financeira com exemplos do seu quotidiano, concretizando o que querem explicar ou como justificação do que referem. Durante a realização das tarefas matemáticas propostas, foi possível verificar- se a preferência dos alunos pelos algoritmos, existindo apenas alguns que recorrem ao cálculo mental e a estratégias icónicas. As maiores dificuldades encontradas durante a realização das tarefas, do ponto de vista da Matemática, estão relacionadas com o cálculo com números racionais não negativos na sua representação decimal. Do ponto de vista da Educação Financeira, alguns alunos revelaram dificuldades em alguns dos conceitos específicos da área. |
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