Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13154 |
Resumo: | A sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE |
id |
RCAP_ededbdb3b4a0714cd27431f7e7de50bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFEEducação digitalEducação onlifeHibridismoDigital educationOnLIFE educationHybridismMultimodalityA sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFEThe hyperconnected society that is emerging in this era, from the development of digital network technologies, has demanded disruptive movements in different contexts and in living and coexisting in its different dimensions. The area of education, mainly due to the pandemic of COVID-19, which made it impossible to continue the development of teaching and learning processes in the physical classroom, due to the requirement of physical isolation, was forced to use online digital technologies, in order to continue the teaching processes. This emergency situation highlighted the need to discuss and clarify various concepts, such as emergency remote education, distance education, teaching education, online education, open education, digital education, among others, brought by Moreira and Schlemmer (2020). Continuing the presentation of these concepts and, in order to deepen their understanding, as well as to identify the potential of each one of them in the context of hybridity and multimodality in education, we will analyze in this text the concepts of mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game-based learning, among others. Our main goal with this theoretical text, is to contribute with elements that enable reflection, helping teachers and managers to overcome educational designs based on the transposition of methodologies and practices of classroom teaching in physical geography for a digital education in network and in the construction of disruptive designs for an OnLIFE educationRepositório AbertoSchlemmer, ElianeMoreira, J. António2023-01-16T12:59:35Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13154porSCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2020). Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE. Revista Interações, 16 (55), 103-122.1646-2335https://doi.org/10.25755/int.21039info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:16.961223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
title |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
spellingShingle |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE Schlemmer, Eliane Educação digital Educação onlife Hibridismo Digital education OnLIFE education Hybridism Multimodality |
title_short |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
title_full |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
title_fullStr |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
title_full_unstemmed |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
title_sort |
Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE |
author |
Schlemmer, Eliane |
author_facet |
Schlemmer, Eliane Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlemmer, Eliane Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação digital Educação onlife Hibridismo Digital education OnLIFE education Hybridism Multimodality |
topic |
Educação digital Educação onlife Hibridismo Digital education OnLIFE education Hybridism Multimodality |
description |
A sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-01-16T12:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13154 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2020). Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE. Revista Interações, 16 (55), 103-122. 1646-2335 https://doi.org/10.25755/int.21039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135115846090752 |