Determinantes da intenção de compra e passa-a-palavra em agências de reserva de hotéis online : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Tiago Alexandre Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22693
Resumo: Numa altura em que assistimos a uma constante evolução tecnológica, o uso da Internet tornou-se um hábito na vida quotidiana. Os impactos desta evolução fazem-se notar nos mais diversos setores. Neste caso específico, focamo-nos sobre o avanço que a indústria turística e hoteleira sofreu nos meios digitais. O que antes era apenas um negócio obrigatório de se efetuar presencialmente, em agências de viagens ou por telefone, nos dias de hoje está acessível a qualquer pessoa através de uma conexão à Internet, possuindo ainda mais serviços e opções de escolha. Isto reflete-se no aumento contínuo de reservas online nos serviços hoteleiros, o que torna imprescindível à gestão destas empresas perceber o porquê de os viajantes optarem por um dado canal de reservas online em detrimento de outro. O foco do estudo deste trabalho incide numa plataforma de reservas de estadias online de referência neste mercado. De forma a obter-se um maior entendimento dos critérios de escolha dos canais, foi proposto e analisado um modelo de intenção de compra e passa-a-palavra, baseado em literatura existente. Esta análise é composta por um universo de 206 amostras totais, das quais 145 válidas. Para além de abordar fatores relacionados com o produto e com o canal, e a forma como estes afetam a confiança, a intenção de pesquisa de informação, a intenção de compra e a intenção de passa-apalavra dos consumidores, este estudo insere um modelo de estudo novo na literatura, neste contexto de mercado. Por outras palavras, é ainda pouco explorado na literatura, o estudo do constructo confiança e de intenção de pesquisa de informação como determinantes da intenção de compra e passaa- palavra (WOM) do consumidor num website de comércio eletrónico (ecommerce). Este estudo pretende assim preencher esta lacuna na literatura, enquanto que fornece informação valiosa sobre os consumidores à gestão destas empresas de modo a permitir o aperfeiçoamento das qualidades ao nível da plataforma.
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