Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63537 |
Resumo: | Há razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –, e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma. |
id |
RCAP_ee879ccaf527edcde18378350b848163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininasA social-semiotic approach of advertising imagery in women’s magazinesCorpoHeterossexualidadeRevistas femininassociossemióticaBodyHeterosexualityWomen’s magazinesSocial semioticsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoArts & HumanitiesHá razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –, e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma.There are reasons to believe that the bodies of heterosexual women gained new prominence in today advertising and fashion magazines with the rise of a new increasingly globalized figure: the woman who asserts her femininity by portraying a sexy body – not just beautiful, but “healthy” –, freely chosen and asserted, a process presented as a source of individual empowerment, a cause for celebration, fun and pleasure. In this article I intend to return to the debate, based on a social-semiotic approach, to underline the complexity of the processes involved in the communication of such images, in the context of women’s magazines published in Portugal. It is important to understand this complexity before passing judgments on the ways such images interfere in the relationship we have with ourselves.Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)Universidade do MinhoPinto-Coelho, Zara20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63537porPinto-Coelho, Z. (2013). Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s], 6(14), 98-107. https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.601982-03132358-000310.26563/dobras.v6i14.60https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:57.273477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas A social-semiotic approach of advertising imagery in women’s magazines |
title |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
spellingShingle |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas Pinto-Coelho, Zara Corpo Heterossexualidade Revistas femininas sociossemiótica Body Heterosexuality Women’s magazines Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Arts & Humanities |
title_short |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
title_full |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
title_fullStr |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
title_sort |
Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
author |
Pinto-Coelho, Zara |
author_facet |
Pinto-Coelho, Zara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Zara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Heterossexualidade Revistas femininas sociossemiótica Body Heterosexuality Women’s magazines Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Arts & Humanities |
topic |
Corpo Heterossexualidade Revistas femininas sociossemiótica Body Heterosexuality Women’s magazines Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Arts & Humanities |
description |
Há razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –, e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63537 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Z. (2013). Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s], 6(14), 98-107. https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.60 1982-0313 2358-0003 10.26563/dobras.v6i14.60 https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132731436695552 |