As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Alves
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: Matta, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5225
Resumo: O objectivo deste trabalho foi estudar as representações de crianças do bairro de Alfama/Lisboa (enquadrada num projecto mais lato de investigação/ intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos educativos contrastados: escola e centro de actividades de tempos livres. Partimos da seguinte interrogação: Em que medida e como é que as crianças ao nível das suas representações ligam contextos educativos a sequências interactivas diferenciadas. Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo das representações - registo e análise de dramatizações com fantoches. Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento. Procedemos a dois tipos de análise: importância relativa destas variáveis em cada um dos contextos educativos. Análise qualitativa dos comportamentos interactivos que ocorrem em cada uma destas situações. Concluimos da existência de uma diferença significativa entre as formas de representação da escola e centro de actividades de tempos livres nomeadamente ao nível das frequências de comportamentos relativos às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade da participação sentida pelas crianças na gestão, e ao nível do tipo de feed-back.
id RCAP_eea38314d86ca6a0ded29fec3062f41b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizaçõesInexistenteO objectivo deste trabalho foi estudar as representações de crianças do bairro de Alfama/Lisboa (enquadrada num projecto mais lato de investigação/ intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos educativos contrastados: escola e centro de actividades de tempos livres. Partimos da seguinte interrogação: Em que medida e como é que as crianças ao nível das suas representações ligam contextos educativos a sequências interactivas diferenciadas. Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo das representações - registo e análise de dramatizações com fantoches. Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento. Procedemos a dois tipos de análise: importância relativa destas variáveis em cada um dos contextos educativos. Análise qualitativa dos comportamentos interactivos que ocorrem em cada uma destas situações. Concluimos da existência de uma diferença significativa entre as formas de representação da escola e centro de actividades de tempos livres nomeadamente ao nível das frequências de comportamentos relativos às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade da participação sentida pelas crianças na gestão, e ao nível do tipo de feed-back.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMartins, Margarida AlvesMatta, Isabel2017-01-28T11:30:07Z1989-01-01T00:00:00Z1989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5225porAnálise Psicológica, 7, 393-402.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.525791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
title As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
spellingShingle As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
Martins, Margarida Alves
Inexistente
title_short As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
title_full As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
title_fullStr As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
title_full_unstemmed As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
title_sort As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizações
author Martins, Margarida Alves
author_facet Martins, Margarida Alves
Matta, Isabel
author_role author
author2 Matta, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Matta, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Inexistente
topic Inexistente
description O objectivo deste trabalho foi estudar as representações de crianças do bairro de Alfama/Lisboa (enquadrada num projecto mais lato de investigação/ intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos educativos contrastados: escola e centro de actividades de tempos livres. Partimos da seguinte interrogação: Em que medida e como é que as crianças ao nível das suas representações ligam contextos educativos a sequências interactivas diferenciadas. Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo das representações - registo e análise de dramatizações com fantoches. Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento. Procedemos a dois tipos de análise: importância relativa destas variáveis em cada um dos contextos educativos. Análise qualitativa dos comportamentos interactivos que ocorrem em cada uma destas situações. Concluimos da existência de uma diferença significativa entre as formas de representação da escola e centro de actividades de tempos livres nomeadamente ao nível das frequências de comportamentos relativos às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade da participação sentida pelas crianças na gestão, e ao nível do tipo de feed-back.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-01-01T00:00:00Z
1989-01-01T00:00:00Z
2017-01-28T11:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5225
url http://hdl.handle.net/10400.12/5225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 7, 393-402.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130091453677568