Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacoto, Alice Isabel Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25037
Resumo: Mestrado APNOR
id RCAP_eeb83cc9428ebd8cedc5f12c1805952b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOREstudantesAnálise Importância-DesempenhoMestrados APNORAvaliação do EnsinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORO feedback dos estudantes é usualmente recolhido em Instituições de Ensino Superior para avaliar a qualidade do ensino a partir da perspetiva dos estudantes. Essas apreciações são muito úteis para determinar os pontos fortes dos cursos em análise, identificar áreas onde se podem fazer melhorias e compreender os fatores que afetam a satisfação do estudante. A forma de recolher, analisar e utilizar esse tipo de feedback é pouco padronizada e o seu papel positivo na melhoria do processo de ensino ainda é muito baixo. Além disso, torna-se necessário avaliar a perceção dos estudantes para uma melhor avaliação do ensino. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma “análise de importância-desempenho” (IPA) tendo por base a avaliação dos estudantes sobre questões pedagógicas relacionadas com os programas de mestrado que fazem parte da rede da Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR). Os institutos politécnicos (IP) que integram a rede são: IP de Bragança; IP do Cávado e do Ave; IP do Porto; e, IP de Viana do Castelo. Este trabalho pretendeu analisar como os estudantes de mestrado intuitivamente compreendem quais são os atributos de ensino mais importantes, a importância de cada atributo e o desempenho do relacionado com cada atributo. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário aos estudantes que frequentaram o Mestrado em Gestão das Organizações e o Mestrado em Contabilidade e Finanças, no ano letivo de 2020/2021. A amostra final validada foi de 233 questionários, correspondendo a um erro amostral de 4,95%. Da investigação desenvolvida foi possível ficar a saber que os estudantes estão satisfeitos com a maior parte dos atributos. Os resultados mostraram, ainda, que no global a maior parte dos atributos estão posicionados quadrante B, ‘Continuar o bom trabalho’, no qual desempenho e importância são considerados altos, sendo apenas necessárias ações para segurar a situação e que os estudantes consideram mais importantes e com os quais estão mais satisfeitos estão todos posicionados nesse quadrante.Student feedback is usually collected at Higher Education Institutions to assess the quality of teaching from the perspective of students. These assessments are very helpful in determining the strengths of the courses under review, identifying areas where improvement can be made, and understanding the factors that affect student satisfaction. The way to collect, analyse and use this type of feedback is not very standardized and its positive role in improving the teaching process is still very low. Furthermore, it is necessary to assess the students' perception for a better assessment of teaching. In this sense, the main objective of the present work is to carry out an "importance-performance analysis" (IPA) based on the assessment of students on pedagogical issues related to the master's programs that are part of the network of the Association of North Region Polytechnics (APNOR). The polytechnic institutes (PI) that make up the network are: PI of Bragança; PI of Cávado e Ave; PI of Porto; and, PI of Viana do Castelo. This work aimed to analyse how master's students intuitively understand which are the most important teaching attributes, the importance of each attribute and the performance related to each attribute. To this end, a questionnaire was applied to students who attended the Master in Management and the Master in Accounting and Finance, in the academic year 2020/2021. The final validated sample consisted of 233 questionnaires, corresponding to a sampling error of 4.95%. From the research carried out, it was possible to know that students are satisfied with most attributes. The results also showed that, overall, most of the overall, most attributes are concentrated in quadrant B, ‘Keep up the good work’, in which performance and importance are considered high, only actions are needed to hold the situation and that students consider more important and with which they are more satisfied are all positioned in this quadrant.Fernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBJacoto, Alice Isabel Morais2022-02-07T11:38:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25037TID:202929272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:55:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:46.027379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
title Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
spellingShingle Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
Jacoto, Alice Isabel Morais
Estudantes
Análise Importância-Desempenho
Mestrados APNOR
Avaliação do Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
title_full Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
title_fullStr Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
title_full_unstemmed Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
title_sort Análise de importância-desempenho aplicada aos mestrados da rede APNOR
author Jacoto, Alice Isabel Morais
author_facet Jacoto, Alice Isabel Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula O.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacoto, Alice Isabel Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Análise Importância-Desempenho
Mestrados APNOR
Avaliação do Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Estudantes
Análise Importância-Desempenho
Mestrados APNOR
Avaliação do Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado APNOR
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07T11:38:22Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25037
TID:202929272
url http://hdl.handle.net/10198/25037
identifier_str_mv TID:202929272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135440803987456