Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47339 |
Resumo: | Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente |
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Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto portuguêsExcelênciaDistinçãoPremiaçãoEscola públicaExcellenceDistinctionAwardPublic schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaPartindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolventePerformativity and school distinctions international tendencies and specificities of the Portuguese context. On the basis of a multidimensional analysis, we discuss in this paper the role of the rituals of distinction of the best students attending public schools. A multiscale methodology allowed us to identify not only the school award practices implemented in some countries that embrace the neoliberal ideology (usa, United Kingdom, France and Chile), but also the distinction mechanisms promoted by Portuguese secondary schools. Results show a global expansion of the distinction’s rituals, despite the different national and local appropriations due to the school specificities and to the environmentEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa. Os dados relativos ao Chile resultam do projeto de investigação intitulado La excelencia académica en escuelas públicas de prestigio: perceciones, vivencias y prácticas de los atores escolares, financiado por CONICTY - FONDECYT Iniciación Número 11140241.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Lisboa. Instituto de Ciências SociaisUniversidade do MinhoQuaresma, Maria LuísaTorres, Leonor Lima2017-092017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47339por49. Quaresma, Maria L., Torres, Leonor L. (2017). Performatividade e distinções escolares: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Análise Social, 224, lII (3.º), pp. 560-582.0003-25732182-2999http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_224_art03.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:14.683930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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