Estimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Hugo Manuel Paulo Guilhermino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8005
Resumo: Poucos serão os que leem este texto sem nunca terem experimentado um videojogo e muito provavelmente até haverá algum que gostam de jogar. É este gosto que pretendeu estudar-se, transpondo-o para a educação, encontrando atividades escolares que atraiam os alunos, recorrendo às mesmas ferramentas usadas pelos videojogos. O apoio tutorial específico é um apoio dedicado a alunos com insucesso escolar que pretende promover a autorregulação. Foi aqui que se encontrou um meio de concretizar esta intenção, através do jogo de realidade alternativa “Superbetter”. Aplicando uma metodologia qualitativa, neste estudo de caso, quis-se mostrar como pode o design lúdico promover a autorregulação, com um grupo de cinco alunos integrados neste apoio. Recorrendo à aplicação para dispositivos móveis do próprio jogo, os participantes desenharam ludicamente desafios individuais, em função dos seus objetivos, registando-os na plataforma do jogo, com o investigador como aliado. Ao realizaram esses desafios recorreram à plataforma para os avaliar e ajustar, na promoção da sua autorregulação. Esta mentalidade lúdica permitiu verificar durante o período de investigação, que a maioria dos participantes desenvolveu competências comportamentais em função do seu processo autorregulatório, mostrando-se progressivamente mais consciente, e mais capaz de organizar tarefas e de ultrapassar dificuldades. Demonstra-se que o Superbetter pode influenciar positivamente o processo autorregulatório dos alunos e que estes gostam da forma como este é conduzido.
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