Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramoa, Carlos Manuel Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9871
Resumo: O presente relatório tem como finalidade ser um retrato ilustrativo e reflexivo sobre o estágio pedagógico realizado no ano letivo de 2018/2019. Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Curricular decorreu no Colégio João Paulo II onde o estagiário esteve inserido no Núcleo de Educação Física do colégio sendo acompanhado por um Professor Cooperante bem como por um Professor Orientador por parte da universidade. Teve a seu cargo duas turmas, o 8ºA referente ao ensino básico e o 10ºC correspondente ao ensino secundário, ambas compostas por 24 alunos. A reflexão critica sobre todo o processo é um dos grandes focos do documento com o objetivo de analisar toda a trajetória do estagiário como também a sua conduta enquanto docente. Trata-se de uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor estagiário na sua futura profissão. O caminho percorrido foi pautado por uma constante pesquisa, rigor e total disponibilidade por parte do estagiário para abraçar este desafio sempre na procura do conhecimento para fazer face às adversidades inerentes a todo o processo ensino-aprendizagem. Finda esta etapa, foi possível perceber que ser professor de Educação Física em contexto escolar exige não só a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica anterior, mas também o conhecimento da realidade de cada escola, turma, aluno. O aspirante a professor aprendeu a respeitar e adaptar-se às fragilidades e lacunas do sistema educativo e mais que tudo à sensibilidade e particularidade de cada aluno de forma a incrementar o gosto pela disciplina que deverá ser propulsora da prática de atividade física no futuro.
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