Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francisca Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99304
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_ef1e8631ab1a710988b6947564040faf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)Concurrent Validity Studies Of The Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)Funções ExecutivasBRIEF-2CHEXIFluência Verbal SemânticaNomeação Rápida de CoresExecutive FunctionsBRIEF-2CHEXISemantic Verbal FluencyQuick Color NamingDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNos últimos anos, tem sido evidente o interesse gradual em aprofundar o conhecimento sobre as funções executivas, por estas serem as principais intervenientes dos processos neurocognitivos na vida dos indivíduos e, consequentemente, assumirem protagonismo na adaptação às diversas situações do quotidiano, permitindo-lhes planear, monitorizar e regular o seu comportamento. O principal objetivo deste estudo é contribuir para os estudos de validação para a população portuguesa do Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas - 2ª Edição (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia et al., 2015), através da realização dos estudos de validade concorrente da versão Pais e Professores. Foram realizadas análises no âmbito da fiabilidade, através da análise da confiabilidade entre avaliadores, e da validade concorrente, com base numa amostra de 80 crianças do 1º ano de escolaridade. Os dados recolhidos mostram que a informação fornecida pelos professores apresenta correlações mais fortes com as medidas de validade concorrente. Complementarmente, os resultados obtidos revelaram valores de correlação aceitáveis entre o BRIEF-2 e outros inventários comportamentais. Assim, as correlações com o CHEXI são moderadas para a versão Pais e elevadas na versão Professores. As correlações com os testes de desempenho (Fluência Verbal Semântica, Nomeação Rápida de Cores, Memória de Dígitos), são muito baixas, ainda que apresentem significado estatístico. Por último, a análise das correlações com o rendimento académico, revelam que as FE, tal como são medidas pelo BRIEF-2, são, aparentemente, preditoras do rendimento académico dos alunos. Em suma, os resultados observados neste estudo exploratório, denunciam que a fiabilidade dos resultados é maior na versão respondida pelos Professores. Além disso, o estudo revela que o BRIEF-2 parece ser uma boa escolha para avaliar as funções executivas nas crianças portuguesas, que frequentam o ensino primário.In the past years, the gradual interest in deepening the knowledge about executive functions has been evident, as these are the primarily responsible for neurocognitive processes in the lives of individual and, consequently, assume a leading role in adapting to the different situations of daily life, allowing them to plan, monitor and regulate their behavior. The main purpose of this study is to contribute to the validation studies for the Portuguese population of the Behavioral Assessment Inventory of Executive Functions - 2nd Edition (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia et al., 2015), through the concurrent validity studies of the Parents and Teachers version of the inventory. The analyzes on this study were carried out, through the analysis of reliability between evaluators, and concurrent validity, based on a sample of 80 children from the 1st year of schooling. The data collected show that the information provided by teachers has stronger correlations with measures of concurrent validity. In addition, the results obtained revealed acceptable correlation values between BRIEF-2 and other behavioral inventories. Thus, correlations with CHEXI are moderated for the Parents version and high for the Teachers version. The correlations with the performance tests (Verbal Semantic Fluency, Rapid Color Naming, Digit Memory) are very low, even though they present statistical significance. Finally, the analysis of correlations with academic performance reveals that EF, as measured by the BRIEF-2, are apparently predictors of students' academic performance.In short, the results observed in this exploratory study show that the reliability of the results is greater in the version answered by the Professors. Furthermore, the study reveals that the BRIEF-2 seems to be a good choice to assess executive functions in Portuguese children attending primary school.2021-10-122027-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99304http://hdl.handle.net/10316/99304TID:202963500porRodrigues, Francisca Oliveirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:05:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:56.888553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
Concurrent Validity Studies Of The Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
title Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
spellingShingle Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
Rodrigues, Francisca Oliveira
Funções Executivas
BRIEF-2
CHEXI
Fluência Verbal Semântica
Nomeação Rápida de Cores
Executive Functions
BRIEF-2
CHEXI
Semantic Verbal Fluency
Quick Color Naming
title_short Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
title_full Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
title_fullStr Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
title_full_unstemmed Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
title_sort Estudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)
author Rodrigues, Francisca Oliveira
author_facet Rodrigues, Francisca Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Francisca Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Funções Executivas
BRIEF-2
CHEXI
Fluência Verbal Semântica
Nomeação Rápida de Cores
Executive Functions
BRIEF-2
CHEXI
Semantic Verbal Fluency
Quick Color Naming
topic Funções Executivas
BRIEF-2
CHEXI
Fluência Verbal Semântica
Nomeação Rápida de Cores
Executive Functions
BRIEF-2
CHEXI
Semantic Verbal Fluency
Quick Color Naming
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12
2027-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99304
http://hdl.handle.net/10316/99304
TID:202963500
url http://hdl.handle.net/10316/99304
identifier_str_mv TID:202963500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065219076096