Memória activa e transformação social – a educação na construção histórica da escola básica portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5068 |
Resumo: | A Modernidade (re)escreveu a relação entre a escola e o estado/ nação, instituindo a Escola como meio de informação e consolidação da estatalização e da regimentalização da nação, e reificando os conceitos de cidadania e de humanitas. Ainda que entre o imaginário e a realidade, no que se refere à construção historiográfica se observe uma grande distância epistémica, a cultura escolar foi orientada no sentido da disciplina e da formação de um cidadão comprometido com os destinos pátrios. Neste contexto, a cultura escolar foi frequentemente uma actualização, mas também uma activação da memória social, convertida em texto e (pre)texto para a educação. A associação entre história da educação e memória social assenta numa análise da cultura escolar, tomando como referência o estado-nação e tendo como principal pressuposto que a memória sócio-cultural se estrutura e se reveste de finalidades informativas de socialização e de enquadramento das gerações jovens, sob a forma currículo escolar. |
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