Memória activa e transformação social – a educação na construção histórica da escola básica portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5068
Resumo: A Modernidade (re)escreveu a relação entre a escola e o estado/ nação, instituindo a Escola como meio de informação e consolidação da estatalização e da regimentalização da nação, e reificando os conceitos de cidadania e de humanitas. Ainda que entre o imaginário e a realidade, no que se refere à construção historiográfica se observe uma grande distância epistémica, a cultura escolar foi orientada no sentido da disciplina e da formação de um cidadão comprometido com os destinos pátrios. Neste contexto, a cultura escolar foi frequentemente uma actualização, mas também uma activação da memória social, convertida em texto e (pre)texto para a educação. A associação entre história da educação e memória social assenta numa análise da cultura escolar, tomando como referência o estado-nação e tendo como principal pressuposto que a memória sócio-cultural se estrutura e se reveste de finalidades informativas de socialização e de enquadramento das gerações jovens, sob a forma currículo escolar.
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