Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22789 |
Resumo: | O estudo no qual se baseia este artigo, tem como objectivo perceber como se constroem e evoluem as representações externas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Tenta-se ainda perceber qual é a influência dessas representações na compreensão dos alunos quando realizam problemas matemáticos. O estudo decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade tendo-se focado a atenção num grupo de quatro alunos em que o investigador foi o próprio professor. Foi utilizada uma metodologia qualitativa na qual se consideraram um conjunto de situações problemáticas que foram agrupadas em tarefas aditivas e de divisão. De um modo geral verifica-se que as representações próprias dos alunos são utilizadas na resolução de outras situações problemáticas semelhantes e são posteriormente desenvolvidas. Nas tarefas analisadas, os elementos icónicos e esquemas que os alunos representam têm um papel significativo no desenrolar da actividade. Foram identificados vários indicadores da existência de compreensão dos alunos ao longo da resolução das tarefas, a nível dos registos que efectuaram, pelas manifestações verbais que fizeram e pelo confronto com o erro. A construção de representações e a sua formalização com compreensão passa por um processo nos quais se evidenciam as influências do professor, dos restantes alunos, e de aprendizagens anteriores destes. |
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O estudo no qual se baseia este artigo, tem como objectivo perceber como se constroem e evoluem as representações externas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Tenta-se ainda perceber qual é a influência dessas representações na compreensão dos alunos quando realizam problemas matemáticos. O estudo decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade tendo-se focado a atenção num grupo de quatro alunos em que o investigador foi o próprio professor. Foi utilizada uma metodologia qualitativa na qual se consideraram um conjunto de situações problemáticas que foram agrupadas em tarefas aditivas e de divisão. De um modo geral verifica-se que as representações próprias dos alunos são utilizadas na resolução de outras situações problemáticas semelhantes e são posteriormente desenvolvidas. Nas tarefas analisadas, os elementos icónicos e esquemas que os alunos representam têm um papel significativo no desenrolar da actividade. Foram identificados vários indicadores da existência de compreensão dos alunos ao longo da resolução das tarefas, a nível dos registos que efectuaram, pelas manifestações verbais que fizeram e pelo confronto com o erro. A construção de representações e a sua formalização com compreensão passa por um processo nos quais se evidenciam as influências do professor, dos restantes alunos, e de aprendizagens anteriores destes. |
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