Inclusão e inovação nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill029e.23767 |
Resumo: | Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças. |
id |
RCAP_efc6565d0f3649537032b8d09bb5310a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão e inovação nas escolasInclusión e innovación en las escuelasInclusão e inovação nas escolasEducation and Social Development SciencesIntrodução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.Introduction: The study is part of an intermunicipal strategy, that supports collaborative dynamics and networking in promoting school success. Objectives: To characterize the activity implemented by multidisciplinary municipal teams, part of the Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure in the intervention area of the Leiria Region; Reflect on the results achieved with its implementation. Methods: The investigation is of a qualitative nature, in an essentially descriptive study. The process of conceiving and developing the Plan is framed, from the diagnosis to the monitoring of the innovative educational practices implemented. The data were collected in 2018/2019 and 2019/2020, resulting from the development and application of the teams' Quarterly Report Model, by intervention area and municipality, and the Monitoring Grid. The teams totaled 37 technicians from 7 areas, whose action included children and students attending pre-school education and the 1st CEB, spread over 21 School Networks. Results: The results presented suggest that the types of action implemented by the municipal multidisciplinary teams and the methodological and conceptual options adopted in PIICIE, contributed to meeting the needs identified in the contexts, in a focused and integrated action, in articulation with the communities. These factors were essential in preventing school dropouts and in implementing a strategy of action that integrates and promotes collective awareness of educational success. Conclusion: It is suggested that the teams' intervention and the methodological options adopted, in a collective, integrated and integrating action of the local and intermunicipal communities, were essential factors for the results achieved in the promotion of school success and in the prevention of early school leaving and important contributions to the development and territorial cohesion of the region, for each of its ten municipalities, families and children.Introduction: El estudio es parte de una estrategia intermunicipal, que apoya la dinámica colaborativa y la creación de redes para promover el éxito escolar. Objectivos: Caracterizar la actividad implementada por equipos municipales multidisciplinares, parte del Plan Integrado e Innovador de Combate al Fracaso Escolar en el área de intervención de la Región de Leiria; Reflexionar sobre los resultados obtenidos con su implementación. Métodos: La investigación es de carácter cualitativo, en un estudio esencialmente descriptivo. El proceso de concepción y desarrollo del Plan se enmarca, desde el diagnóstico, hasta el seguimiento de las prácticas educativas innovadoras implementadas. Los datos fueron recolectados en 2018/2019 y 2019/2020, resultado de la elaboración y aplicación del Modelo de Informe Trimestral de los equipos, por área de intervención y municipio, y la Grilla de Seguimiento. Los equipos sumaron 37 técnicos de 7 áreas, cuya acción incluyó a niños y estudiantes de Educación Infantil y 1º CEB, repartidos en 21 Agrupamentos Escolares. Resultados: Los resultados presentados sugieren que los tipos de acción implementados por los equipos multidisciplinarios municipales y las opciones metodológicas y conceptuales adoptadas en el PIICIE, contribuyeron a atender las necesidades identificadas en los contextos, en una acción focalizada e integrada, en articulación con las comunidades. Estos factores fueron fundamentales para prevenir la deserción escolar y para implementar una estrategia de acción que integre y promueva la conciencia colectiva del éxito educativo. Conclusión: Se sugiere que la intervención de los equipos y las opciones metodológicas adoptadas, en una acción colectiva, integrada e integradora de las comunidades locales e intermunicipales, fueron factores esenciales para los resultados alcanzados en la promoción del éxito escolar y en la prevención del abandono escolar temprano. e importantes aportes al desarrollo y cohesión territorial de la región, para cada uno de sus diez municipios, familias y niños.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill029e.23767por1647-662X0873-3015Milhano, SandrinaReis, SusanaMangas, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:34.320313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e inovação nas escolas Inclusión e innovación en las escuelas Inclusão e inovação nas escolas |
title |
Inclusão e inovação nas escolas |
spellingShingle |
Inclusão e inovação nas escolas Milhano, Sandrina Education and Social Development Sciences |
title_short |
Inclusão e inovação nas escolas |
title_full |
Inclusão e inovação nas escolas |
title_fullStr |
Inclusão e inovação nas escolas |
title_full_unstemmed |
Inclusão e inovação nas escolas |
title_sort |
Inclusão e inovação nas escolas |
author |
Milhano, Sandrina |
author_facet |
Milhano, Sandrina Reis, Susana Mangas, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Susana Mangas, Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milhano, Sandrina Reis, Susana Mangas, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education and Social Development Sciences |
topic |
Education and Social Development Sciences |
description |
Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29352/mill029e.23767 |
url |
https://doi.org/10.29352/mill029e.23767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130163906084864 |