Avaliação do impacto da contratação pública eletrónica na eficiência do processo de compras do Hospital Distrital de Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geada, Teresa de Jesus Vasconcelos Vicente Barbosa Caetano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10728
Resumo: A aquisição de bens e serviços de uma instituição de saúde é um processo complexo, onde se aliam a necessidade de contenção de custos e a procura da qualidade. O novo Código de Contratos Públicos, privilegiando a via eletrónica para a contratação, procura aumentar a eficiência destes procedimentos. Para a avaliação da principal diferença resultantes da contratação eletrónica e do seu impacto na eficiência dos processos de compra do Hospital Distrital de Santarém realizou-se um estudo de caso, com recurso à análise documental dos processos de compra de dois serviços, Patologia Clínica e Imunohemoterapia, a entrevistas e inquérito por questionário. Verificaram-se diferenças significativas nos processos de compras dos dois serviços estudados. No entanto, apesar dos ganhos evidenciados em termos de custos, transparência e favorecimento da concorrência, constatou-se um aumento do tempo gasto nos procedimentos, o que compromete a eficiência do processo; ### ABSTRACT: The acquisition of goods and services by a health care institution is a complex process, which combine the need for cost contention and quality demand. The new Code of Public Contracts, giving privilege to electronic contracting, aims to increase the efficiency of these procedures. In order to evaluate of the main differences resulting from e-procurement and its impact on the efficiency of the purchasing processes of the Santarém’s Hospital District, it was conducted a case study using documental analysis of the purchasing processes of two services, Clinical Pathology and Blood Bank, namely interviews and questionnaire surveys. There were found significant differences in the purchasing process of the two services. On the other hand, despite the gains shown in costs, in transparency and in promoting competition, it was found an increase in time spent on the procedures, which compromise the efficiency of the purchasing process.
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