A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2989
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_eff93695937a2c9f86e211028ab17d64
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesaSoftware educativoTecnologias da informação e comunicaçãoSunshineAlphaEUEducação pré-escolarEducational softwareInformation and communication technologySunshine’AlphaEU’Pre-school educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Na presente sociedade, as Tecnologias da Informação e da Comunicação desempenham um papel fundamental em todas as áreas e profissões. Neste contexto social onde predominam as tecnologias digitais, a Escola não fica arredada desta realidade. Para as crianças que procuram tornar-se cidadãos plenos de uma sociedade, que se encontra constantemente em evolução, torna-se imprescindível dominar as tecnologias digitais. Se isto não acontecer, estas crianças irão ser ‘excluídas’ por não conseguirem executar as tarefas diárias, sendo considerados ‘analfabetos funcionais’. Por este motivo, o Educador/Professor tem um papel preponderante de conseguir educar as crianças e jovens para o seu futuro ingresso na sociedade ao promoverem oportunidades e ambientes de aprendizagem onde sejam incluídas as tecnologias digitais. Tendo em consideração esta realidade, o estudo realizado pretendeu implementar o uso das tecnologias digitais, através da utilização de softwares educativos, num Jardim-de-infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O principal objetivo foi o de sensibilizar crianças de uma sala de 5 anos para a aprendizagem de uma língua estrangeira – o inglês – através da utilização do software «Sunshine» e do software «AlphaEU». A metodologia que se considerou adequada para este estudo privilegiou uma investigação qualitativa, seguindo uma abordagem mista, uma vez que se refere a um estudo de caso no seio de um processo de investigação-ação. Alguns instrumentos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e notas de campo, seguindo-se uma análise de conteúdo aos dados recolhidos, que permitiu recolher importantes informações e que posteriormente trianguladas para gerar as conclusões sobre este estudo. Em termos gerais, os resultados obtidos através da observação participante e respetivas notas de campo, associadas às opiniões dos pais e das Educadoras de Infância, permite afirmar que a utilização das tecnologias digitais conseguiu criar condições para a adequada sensibilização das crianças envolvidas ao inglês. As crianças atualmente e, na sua maioria, aderem e utilizam facilmente estes recursos digitais, pelo que eles não devem ser utilizadas apenas na escola, mas também em casa com o apoio dos seus Encarregados de Educação. Com esta utilização espera-se reforçar aprendizagens realizadas, a realizar novas aprendizagens num ambiente coerente com o perfil e necessidades dos Nativos Digitais.Abstract: Information and Communication Technology (ICT) perform a fundamental role in every area and occupation of contemporary societies. Digital technology is all prevalent in every social context and schools can’t be separated from this reality. Children who expect to become citizens of a society that is constantly evolving need to master digital technologies. If this is not the case, children will end up being ‘excluded’ for not being able to perform daily tasks and will be considered ‘functional illiterates’. For this reason, teachers have a key role in educating children to participate fully in society, by promoting technology-rich opportunities and learning environments. Having this reality in mind, the study aimed at implementing ICT through the use of educational software in kindergarten during a supervised teaching practice period. The general aim was to sensitize five-year-old children to a foreign language – English- trough the software «Sunshine» and the software «AlphaEU». The study used a qualitative investigation method through both a case study and action research. Data was gathered through surveys, interviews to parents and educators and a field diary by the pre-service educator, analysed through content analysis and later triangulated. In general terms, results obtained through participant observation and the field diary, combined with the opinion of parents and kindergarten educators seem to support the hypothesis that the use of digital technology is effective in sensitizing children to English. Nowadays children easily accept and use this digital resources. This is the reason why ICT should not be used only in school, but also at home with support from parents. ICT will hopefully reinforce and produce the new learnings and the new attitudes to learning that characterize ‘digital natives’.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraMorgado, Maria Margarida Afonso de PassosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoReis, Patrícia Alexandra Gameiro dos2015-10-09T08:45:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2989TID:201037220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:11.522501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
title A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
spellingShingle A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos
Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação
Sunshine
AlphaEU
Educação pré-escolar
Educational software
Information and communication technology
Sunshine’
AlphaEU’
Pre-school education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
title_full A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
title_fullStr A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
title_full_unstemmed A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
title_sort A utilização do software educativo (Sunshine e AlphaEU) num contexto de sensibilização à língua inglesa
author Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos
author_facet Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Patrícia Alexandra Gameiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação
Sunshine
AlphaEU
Educação pré-escolar
Educational software
Information and communication technology
Sunshine’
AlphaEU’
Pre-school education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação
Sunshine
AlphaEU
Educação pré-escolar
Educational software
Information and communication technology
Sunshine’
AlphaEU’
Pre-school education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T08:45:55Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2989
TID:201037220
url http://hdl.handle.net/10400.11/2989
identifier_str_mv TID:201037220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130803907592192