Crianças e a COVID 19 : intervenção de enfermagem comunitária para uma resposta adaptável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Elsa Cristina Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36850
Resumo: A pandemia COVID19 provocou alterações na esfera social e económica a nível mundial. O confinamento exigido para controlar o aumento da incidência da doença alterou o quotidiano das famílias e das crianças suscitando consequências a nível psicológico. A equipa de saúde escolar deve estar sensível a esta problemática, identificando as necessidades em saúde das crianças, de forma a conseguir habilitálas para responder positivamente às mudanças impostas. O projeto apresentado foi implementado numa escola básica da freguesia da Pontinha, em Odivelas, na turma do 3º ano e tem como objetivo contribuir para o processo de capacitação das crianças para a adoção de comportamentos de superação dos efeitos da pandemia. Foi utilizada a Metodologia de Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1993) e o Modelo da Adaptação de Callista Roy como referencial teórico de enfermagem. As necessidades e problemas de saúde foram identificados através de reuniões com parceiros da comunidade, pesquisa bibliográfica, observação no contexto escolar e recolha de dados junto das crianças, através de uma pergunta aberta. Os resultados obtidos através do diagnóstico de situação evidenciam que as crianças exteriorizam sentimentos negativos relativamente à doença e ao vírus, apresentam deficit de conhecimento sobre as manifestações da doença e características do vírus, bem como em relação às medidas de prevenção. A intervenção foi concretizada através de ações de promoção da saúde e de capacitação das crianças. Os resultados obtidos revelam que as crianças adquiriram conhecimento sobre os conteúdos abordados, bem como capacidades para gerir as emoções negativas. O projeto contribuiu para promover o processo de adaptação das crianças às alterações impostas pela pandemia bem como para o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em enfermagem comunitária.
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