A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Nuno Miguel da Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6434
Resumo: Este trabalho teve por base o ano letivo de 2011/2012 no concelho de Lousada no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (Natação). Durante todo este processo foram verificados alguns constrangimentos, sendo que o número de aulas seria reduzido tendo em conta o atraso da contratação de professores, o elevado número de alunos por professor e por último verificou-se a presença de dois alunos NEE que dificultaram imenso a organização e lecionação das aulas. Assim, houve a necessidade por minha parte e dos demais colegas em alterar estratégias para um melhor desenrolar das aulas e maior benefício de todos os envolvidos. A mudança imposta teve como ponto de partida a minha presença na água junto com os alunos NEE, dividindo todos os restantes pelos respetivos colegas. Após as respetivas mudanças verificou-se um aumento de participação dos alunos NEE na atividade, maior predisposição, superação de medos e fobias e um ambiente de aula mais tranquilo e extremamente divertido.
id RCAP_f03f7c6b78e63bd612b8d70d4c284033
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21NataçãoNecessidades educativas especiaisTrissomiaEste trabalho teve por base o ano letivo de 2011/2012 no concelho de Lousada no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (Natação). Durante todo este processo foram verificados alguns constrangimentos, sendo que o número de aulas seria reduzido tendo em conta o atraso da contratação de professores, o elevado número de alunos por professor e por último verificou-se a presença de dois alunos NEE que dificultaram imenso a organização e lecionação das aulas. Assim, houve a necessidade por minha parte e dos demais colegas em alterar estratégias para um melhor desenrolar das aulas e maior benefício de todos os envolvidos. A mudança imposta teve como ponto de partida a minha presença na água junto com os alunos NEE, dividindo todos os restantes pelos respetivos colegas. Após as respetivas mudanças verificou-se um aumento de participação dos alunos NEE na atividade, maior predisposição, superação de medos e fobias e um ambiente de aula mais tranquilo e extremamente divertido.This work was based on the academic year 2011/2012 in Lousada municipality within the curriculum enrichment activities (swimming). Throughout in this process he verified some constraints, the number of classes would be reduced once the hiring teachers was delay, the high number of students per teacher, and finally there was the presence of two SEN pupils that cause high difficulties in the teaching organization. Thus, it was necessary on my part and other colleagues in change strategies for better conduct of classes and greatest benefit of all involved. The change occurred with my presence in the water with the two SEN pupils, dividing all the other students by the respective colleagues. After the respective changes there was an increase in participation of SEN pupils in the activity, the greater predisposition, overcoming fears and phobias and a more peaceful and extremely fun class environment.2016-09-21T10:09:57Z2016-09-21T00:00:00Z2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6434porMachado, Nuno Miguel da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:52.455745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
title A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
spellingShingle A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
Machado, Nuno Miguel da Rocha
Natação
Necessidades educativas especiais
Trissomia
title_short A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
title_full A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
title_fullStr A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
title_full_unstemmed A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
title_sort A natação nas atividades de enriquecimento curricular, em alunos com Trissomia 21
author Machado, Nuno Miguel da Rocha
author_facet Machado, Nuno Miguel da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Nuno Miguel da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Necessidades educativas especiais
Trissomia
topic Natação
Necessidades educativas especiais
Trissomia
description Este trabalho teve por base o ano letivo de 2011/2012 no concelho de Lousada no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (Natação). Durante todo este processo foram verificados alguns constrangimentos, sendo que o número de aulas seria reduzido tendo em conta o atraso da contratação de professores, o elevado número de alunos por professor e por último verificou-se a presença de dois alunos NEE que dificultaram imenso a organização e lecionação das aulas. Assim, houve a necessidade por minha parte e dos demais colegas em alterar estratégias para um melhor desenrolar das aulas e maior benefício de todos os envolvidos. A mudança imposta teve como ponto de partida a minha presença na água junto com os alunos NEE, dividindo todos os restantes pelos respetivos colegas. Após as respetivas mudanças verificou-se um aumento de participação dos alunos NEE na atividade, maior predisposição, superação de medos e fobias e um ambiente de aula mais tranquilo e extremamente divertido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21T10:09:57Z
2016-09-21T00:00:00Z
2016-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6434
url http://hdl.handle.net/10348/6434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137092494688256