Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1341 |
Resumo: | No ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos. |
id |
RCAP_f0a1da225fcbe402fdd08f6041c30932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1341 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de LeiriaEnsino superiorTrabalho em grupoAutoavaliaçãoHeteroavaliaçãoGamificaçãoAmbientes virtuais de aprendizagemNo ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineMonteiro, SandroSantos, Filipe2015-03-20T10:43:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1341porIn: III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:00.475898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
title |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
spellingShingle |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria Monteiro, Sandro Ensino superior Trabalho em grupo Autoavaliação Heteroavaliação Gamificação Ambientes virtuais de aprendizagem |
title_short |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
title_full |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
title_fullStr |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
title_full_unstemmed |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
title_sort |
Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria |
author |
Monteiro, Sandro |
author_facet |
Monteiro, Sandro Santos, Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Filipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sandro Santos, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Trabalho em grupo Autoavaliação Heteroavaliação Gamificação Ambientes virtuais de aprendizagem |
topic |
Ensino superior Trabalho em grupo Autoavaliação Heteroavaliação Gamificação Ambientes virtuais de aprendizagem |
description |
No ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-20T10:43:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1341 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136956122136576 |