Caracteriza??o do modelo relacional de empresas do sector tur?stico e os seus clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, H?lio Miguel Vitorino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3225
Resumo: Com o advento do marketing relacional as empresas passaram a relacionar-se doutra forma com os seus stakeholders , tendo como objectivo final a fideliza??o de clientes. Para que esse objectivo fosse alcan?ado, tornou-se fundamental a percep??o de quais os intervenientes que mais influenciavam a cria??o de valor para o cliente final, assim como quais as formas de relacionamento mais adequadas com cada um deles. Neste sentido, na primeira parte desta disserta??o, foi feita uma revis?o bibliogr?fica sobre a gest?o de rela??es com stakeholders, procurando evidenciar as conclus?es dos estudos realizados ao longo dos anos sobre esta tem?tica. Seguidamente, com base na revis?o da literatura, foi concebido um modelo conceptual, com o objectivo de avaliar a fideliza??o de clientes, como resultado de uma adequada gest?o de stakeholders. Neste modelo, ? de destacar o CRM, enquanto meio de recolha de informa??o sobre os clientes, permitindo ?s empresas um conhecimento mais aprofundado dos mesmos. Essa informa??o, por sua vez, revela-se fundamental, tanto para a gest?o do neg?cio, com vista ? satisfa??o dos clientes, como para a cria??o de programas de fideliza??o, que permitam ?s empresas aumentar o seu volume de neg?cios, com clientes seleccionados. Para testar este modelo, foram seleccionadas duas unidades hoteleiras, o hotel Basic Braga by Axis e o Novotel Porto Gaia. A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa, tendo-se recorrido ao m?todo de estudo de caso. Assim, como forma de recolha de informa??o, foram realizadas entrevistas abertas (junto dos respons?veis pela direc??o das diferentes unidades), observa??es nos websites das duas unidades hoteleiras, assim como nos websites dos grupos a que pertencem (Axis Hot?is & Golfe e Accor). Para al?m destes meios, no que respeita ao Novotel Porto Gaia, foi ainda contactado o departamento comercial e o departamento de marketing da Accor Portugal, como uma forma de triangula??o da informa??o. Atrav?s deste modelo, comprovou-se que existe uma rela??o de causa/efeito entre a fideliza??o de clientes e uma adequada gest?o de rela??es com clientes, colaboradores e fornecedores.
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Seguidamente, com base na revis?o da literatura, foi concebido um modelo conceptual, com o objectivo de avaliar a fideliza??o de clientes, como resultado de uma adequada gest?o de stakeholders. Neste modelo, ? de destacar o CRM, enquanto meio de recolha de informa??o sobre os clientes, permitindo ?s empresas um conhecimento mais aprofundado dos mesmos. Essa informa??o, por sua vez, revela-se fundamental, tanto para a gest?o do neg?cio, com vista ? satisfa??o dos clientes, como para a cria??o de programas de fideliza??o, que permitam ?s empresas aumentar o seu volume de neg?cios, com clientes seleccionados. Para testar este modelo, foram seleccionadas duas unidades hoteleiras, o hotel Basic Braga by Axis e o Novotel Porto Gaia. A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa, tendo-se recorrido ao m?todo de estudo de caso. Assim, como forma de recolha de informa??o, foram realizadas entrevistas abertas (junto dos respons?veis pela direc??o das diferentes unidades), observa??es nos websites das duas unidades hoteleiras, assim como nos websites dos grupos a que pertencem (Axis Hot?is & Golfe e Accor). Para al?m destes meios, no que respeita ao Novotel Porto Gaia, foi ainda contactado o departamento comercial e o departamento de marketing da Accor Portugal, como uma forma de triangula??o da informa??o. Atrav?s deste modelo, comprovou-se que existe uma rela??o de causa/efeito entre a fideliza??o de clientes e uma adequada gest?o de rela??es com clientes, colaboradores e fornecedores.With the advent of relationship marketing companies have started to relate in another way with their stakeholders , with the ultimate goal of customer loyalty. For this objective to be achieved, it was essential to have the perception of the players who most influenced the creation of value for the consumer, as well as the most appropriate ways of relating to each of them. By this matter, on the first part of this study, a literature review on the management of stakeholder?s relationships has been done in order to show the results of studies conducted over the years on this issue. Thereafter, based on the literature review, a conceptual model was designed with the aim of evaluating customer loyalty as a result of proper management of stakeholders. In this model, it is important to mention CRM as a mean of collecting customer information, enabling companies to a deeper understanding of its customers. This information, as it shows, is essential for business management with a view of customer satisfaction, as well as for the creation of loyalty programs, enabling companies to increase their volume of business with the selected customers. To test this model, two hotels were selected, the hotel Basic Braga by Axis and Novotel Porto Gaia. The methodology used was qualitative, had been used the method of case study. Thus, as a way of collecting information, open interviews were conducted (together with the responsible for the management of the different hotels), observations on the websites of the two hotels, as well as on the websites of the groups to which they belong (Accor and Axis Hot?is & Golfe). In addition to these means, in what concerns to the Novotel Porto Gaia, a sales department and marketing of Accor Portugal, were also contacted as a form of triangulation of information. Through this model, it was possible to prove that there is a connection between customer loyalty and customer relationship, employee?s relationship and supplier relationships. However it was not found any relation between the influence groups management and referral management towards customer loyalty.2023-03-02T17:42:18Z2012-03-21T00:00:00Z2012-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3225TID:203655974TID:203655974pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, H?lio Miguel Vitorinoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-04T09:29:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-04T09:29:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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