A excelência académica entorpecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Germano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres, Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13937
Resumo: A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantiza da do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portugue sa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inqué rito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.
id RCAP_f146ea62e57fca16d9ef0f920efd70dc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A excelência académica entorpecidaEDUCAÇÃORENDIMENTO ESCOLARSISTEMAS EDUCATIVOSENSINO SUPERIORQUALIDADE DA EDUCAÇÃOEDUCATIONACADEMIC ACHIEVEMENTEDUCATIONAL SYSTEMSHIGHER EDUCATIONEDUCATION QUALITYA versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantiza da do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portugue sa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inqué rito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.The elitist version of academic excellence that has come to predominate in the educational system is that which defines it as exceptional performance, a distinctive quality of a few that transcends the standard of satisfactory performance, associated with the idea that students recognized for academic merit and integrated in “Frameworks of Excellence” are situated on the margins of academic discontinuities, in the logic of excellence for future memory. The romanticized vision of the ideal performance has been producing nebulous effects on student trajectories, exacerbating the pressure on those who aspire to remain at the heights of excellence. This article seeks to analyse the academic path and the transition to higher education of the “best students” from the scientific humanistic courses of the Portuguese public school. As part of a doctoral research involving more than 400 students, this article centres on the analysis of the higher education rankings of 142 of these students and their testimonies in a survey obtained by questionnaire and interview. The results show the effects of a one-dimensional narrative of excellence, strongly sustained by “results-oriented” logics, achieving an excellence that proved to be temporary and out of step with the standards of excellence required in higher education. Keywords: academic excellence; meritocracy; student pathwaysEdições Universitárias Lusófonas2023-06-05T10:26:21Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13937por1645-7250Borges, GermanoTorres, Leonor Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:36:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:02.069682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A excelência académica entorpecida
title A excelência académica entorpecida
spellingShingle A excelência académica entorpecida
Borges, Germano
EDUCAÇÃO
RENDIMENTO ESCOLAR
SISTEMAS EDUCATIVOS
ENSINO SUPERIOR
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
ACADEMIC ACHIEVEMENT
EDUCATIONAL SYSTEMS
HIGHER EDUCATION
EDUCATION QUALITY
title_short A excelência académica entorpecida
title_full A excelência académica entorpecida
title_fullStr A excelência académica entorpecida
title_full_unstemmed A excelência académica entorpecida
title_sort A excelência académica entorpecida
author Borges, Germano
author_facet Borges, Germano
Torres, Leonor Lima
author_role author
author2 Torres, Leonor Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Germano
Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
RENDIMENTO ESCOLAR
SISTEMAS EDUCATIVOS
ENSINO SUPERIOR
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
ACADEMIC ACHIEVEMENT
EDUCATIONAL SYSTEMS
HIGHER EDUCATION
EDUCATION QUALITY
topic EDUCAÇÃO
RENDIMENTO ESCOLAR
SISTEMAS EDUCATIVOS
ENSINO SUPERIOR
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
ACADEMIC ACHIEVEMENT
EDUCATIONAL SYSTEMS
HIGHER EDUCATION
EDUCATION QUALITY
description A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantiza da do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portugue sa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inqué rito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-06-05T10:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13937
url http://hdl.handle.net/10437/13937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668976500736