A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77831 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) |
id |
RCAP_f16a825d05c8534f07a3de79d0a6ee79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º cicloBuilding human values with children: 1st cycle teachers´ conception and experiencesCrianças e valoresEducação para os valores humanosEscola e valoresPerceções de professores do 1º ciclo e valoresValores no 1º cicloHildren and valuesEducation for human valuesSchool and values1st Cycle teachers' perceptions and valuesValues in the 1st cycleCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)O presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções de professores em relação à educação para os valores no 1º ciclo: as suas visões de educação em valores humanos, dentro das suas formações e práticas pedagógicas, a importância que atribuem a esta dimensão da educação para as crianças, como são construídos os valores dentro das suas dinâmicas escolares, e o que m sido problematizado teoricamente sobre o assunto: relação escola família, os valores e a educação de crianças e a sua relação com o currículo no 1º Ciclo, bem como as suas impressões de (in)satisfação frente aos resultados obtidos, benefícios e desafios. Neste estudo de cariz qualitativo, com base no método (auto)biográfico, a técnica escolhida para a coleta de dados foi a narrativa (auto)biográfica à luz do modelo proposto por Schütze (cit in Appel, 2005). Foram ouvidas, transcritas e analisadas narrativas (auto)biográficas de duas docentes na cidade de Braga, em Portugal, de uma escola do 1.º Ciclo, de cariz público e uma terceira docente, do Brasil, de uma escola também da rede pública, do Ensino Fundamental I (equivalente ao 1.º Ciclo). Através deste trabalho dissertativo buscar-se-á caraterizar e analisar estas opiniões, numa relação com a literatura estudada, e os objetivos propostos para a investigação. Os resultados revelam que as narrativas (auto)biográficas são muito úteis como fonte de investigação e método de pesquisa, e que através delas o trabalho em valores pôde ser explicitado com os seus ganhos e desafios. Acreditase que este estudo é um contributo positivo para reflexões posteriores e maiores aprofundamentos acerca deste tema tão importante para a educação das crianças.The main objective of this study is to know the perceptions of teachers in relation to education for values in the 1st cycle: their visions of education in human values, within their training and pedagogical practices, the importance they attach to this dimension of education for children, how values are constructed within their school dynamics, and what has been theoretically problematized on the subject: school-family relationship, values and children's education and their relationship with the curriculum in the 1st Cycle and their impressions of (dis)satisfaction with the results obtained, benefits and challenges. In this qualitative study, based on the (auto)biographical method, the technique chosen for data collection was the (auto)biographical narrative in the light of the model proposed by Schütze (cit. in Appel). The (auto) biographical narratives of two teachers in the city of Braga, in Portugal, from a public school in the 1 st Cycle, and a third teacher, from Brazil, from a public school, were heard, transcribed and analyzed. Elementary School I (equivalent to 1st Cycle). Through this dissertation work, we will seek to characterize and analyze these opinions, in relation to the studied literature, and the proposed objectives for the investigation. The results reveal that (auto)biographical narratives are very useful as a source of investigation and research method, and that through them the work on values could be explained with its gains and challenges. It is believed that this study is a positive contribution to further reflections and further insights into this very important topic for children’s education.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoPaiva, Rose Luzia Barboza20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77831por202981410info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:44.265274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo Building human values with children: 1st cycle teachers´ conception and experiences |
title |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
spellingShingle |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo Paiva, Rose Luzia Barboza Crianças e valores Educação para os valores humanos Escola e valores Perceções de professores do 1º ciclo e valores Valores no 1º ciclo Hildren and values Education for human values School and values 1st Cycle teachers' perceptions and values Values in the 1st cycle Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
title_full |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
title_fullStr |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
title_sort |
A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo |
author |
Paiva, Rose Luzia Barboza |
author_facet |
Paiva, Rose Luzia Barboza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Rose Luzia Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças e valores Educação para os valores humanos Escola e valores Perceções de professores do 1º ciclo e valores Valores no 1º ciclo Hildren and values Education for human values School and values 1st Cycle teachers' perceptions and values Values in the 1st cycle Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Crianças e valores Educação para os valores humanos Escola e valores Perceções de professores do 1º ciclo e valores Valores no 1º ciclo Hildren and values Education for human values School and values 1st Cycle teachers' perceptions and values Values in the 1st cycle Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77831 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202981410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132856372428800 |