A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rose Luzia Barboza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77831
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
id RCAP_f16a825d05c8534f07a3de79d0a6ee79
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º cicloBuilding human values with children: 1st cycle teachers´ conception and experiencesCrianças e valoresEducação para os valores humanosEscola e valoresPerceções de professores do 1º ciclo e valoresValores no 1º cicloHildren and valuesEducation for human valuesSchool and values1st Cycle teachers' perceptions and valuesValues in the 1st cycleCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)O presente estudo tem como principal objetivo conhecer as perceções de professores em relação à educação para os valores no 1º ciclo: as suas visões de educação em valores humanos, dentro das suas formações e práticas pedagógicas, a importância que atribuem a esta dimensão da educação para as crianças, como são construídos os valores dentro das suas dinâmicas escolares, e o que m sido problematizado teoricamente sobre o assunto: relação escola família, os valores e a educação de crianças e a sua relação com o currículo no 1º Ciclo, bem como as suas impressões de (in)satisfação frente aos resultados obtidos, benefícios e desafios. Neste estudo de cariz qualitativo, com base no método (auto)biográfico, a técnica escolhida para a coleta de dados foi a narrativa (auto)biográfica à luz do modelo proposto por Schütze (cit in Appel, 2005). Foram ouvidas, transcritas e analisadas narrativas (auto)biográficas de duas docentes na cidade de Braga, em Portugal, de uma escola do 1.º Ciclo, de cariz público e uma terceira docente, do Brasil, de uma escola também da rede pública, do Ensino Fundamental I (equivalente ao 1.º Ciclo). Através deste trabalho dissertativo buscar-se-á caraterizar e analisar estas opiniões, numa relação com a literatura estudada, e os objetivos propostos para a investigação. Os resultados revelam que as narrativas (auto)biográficas são muito úteis como fonte de investigação e método de pesquisa, e que através delas o trabalho em valores pôde ser explicitado com os seus ganhos e desafios. Acreditase que este estudo é um contributo positivo para reflexões posteriores e maiores aprofundamentos acerca deste tema tão importante para a educação das crianças.The main objective of this study is to know the perceptions of teachers in relation to education for values in the 1st cycle: their visions of education in human values, within their training and pedagogical practices, the importance they attach to this dimension of education for children, how values are constructed within their school dynamics, and what has been theoretically problematized on the subject: school-family relationship, values and children's education and their relationship with the curriculum in the 1st Cycle and their impressions of (dis)satisfaction with the results obtained, benefits and challenges. In this qualitative study, based on the (auto)biographical method, the technique chosen for data collection was the (auto)biographical narrative in the light of the model proposed by Schütze (cit. in Appel). The (auto) biographical narratives of two teachers in the city of Braga, in Portugal, from a public school in the 1 st Cycle, and a third teacher, from Brazil, from a public school, were heard, transcribed and analyzed. Elementary School I (equivalent to 1st Cycle). Through this dissertation work, we will seek to characterize and analyze these opinions, in relation to the studied literature, and the proposed objectives for the investigation. The results reveal that (auto)biographical narratives are very useful as a source of investigation and research method, and that through them the work on values could be explained with its gains and challenges. It is believed that this study is a positive contribution to further reflections and further insights into this very important topic for children’s education.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoPaiva, Rose Luzia Barboza20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77831por202981410info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:44.265274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
Building human values with children: 1st cycle teachers´ conception and experiences
title A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
spellingShingle A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
Paiva, Rose Luzia Barboza
Crianças e valores
Educação para os valores humanos
Escola e valores
Perceções de professores do 1º ciclo e valores
Valores no 1º ciclo
Hildren and values
Education for human values
School and values
1st Cycle teachers' perceptions and values
Values in the 1st cycle
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
title_full A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
title_fullStr A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
title_full_unstemmed A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
title_sort A construção de valores humanos com crianças: conceções e experiências de professores do 1º ciclo
author Paiva, Rose Luzia Barboza
author_facet Paiva, Rose Luzia Barboza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rose Luzia Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e valores
Educação para os valores humanos
Escola e valores
Perceções de professores do 1º ciclo e valores
Valores no 1º ciclo
Hildren and values
Education for human values
School and values
1st Cycle teachers' perceptions and values
Values in the 1st cycle
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Crianças e valores
Educação para os valores humanos
Escola e valores
Perceções de professores do 1º ciclo e valores
Valores no 1º ciclo
Hildren and values
Education for human values
School and values
1st Cycle teachers' perceptions and values
Values in the 1st cycle
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77831
url https://hdl.handle.net/1822/77831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202981410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132856372428800