Podem chamar-lhe loucura, mas achamos que é cultura. Música e a performance da sexualidade numa discoteca em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11026 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia |
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Podem chamar-lhe loucura, mas achamos que é cultura. Música e a performance da sexualidade numa discoteca em LisboaEtnomusicologiaMúsicaDançaEstudos Gay e LésbicosDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de EtnomusicologiaEsta dissertação aborda a relação entre música, género e sexualidade numa discoteca pertencente ao Roteiro Gay de Lisboa – o Finalmente Club, partindo de um enquadramento teórico e metodológico alicerçado nos estudos de performance nas Ciências Sociais e em particular na Etnomusicologia. Para o efeito procedi à análise de duas dimensões performativas centrais desse espaço: a performance do transformismo (ou travesti) e a performance da sedução (o “engate”). É desenvolvido um estado da arte e uma contextualização histórica do Finalmente Club e da prática do transformismo no âmbito do Roteiro Gay de Lisboa, e apresentada uma descrição etnográfica deste estabelecimento, com particular foco na música e na dança. Após uma extensa observação de campo e recolha de múltiplos depoimentos de vários intervenientes (transformistas, DJ’s e clientes), concluo que as identidades sexuais no Finalmente Club são negociadas através da música e da dança, e definidas com base em premissas heteronormativas. Não são construídas numa oposição dialética entre homossexual e heterossexual mas sim musicalmente definida num âmbito microestrutural dentro da homossexualidade: entre “homens efeminados” e “homens masculinos”; entre os “bears” e os que não são “bears”; entre possíveis “ativos” e “passivos”. Demonstro o papel central desempenhado pela música e pela dança no processo, sendo veículos privilegiados para a compreensão e delimitação destas fronteiras identitáriasFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFreitas, Marco António Roque de2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11026TID:201047730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:16Zoai:run.unl.pt:10362/11026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:58.785690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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