Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Carla
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves, José Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44106
Resumo: Orientações legislativas no sistema educativo português enunciam a Autonomia e Flexibilidade Curricular como a forma de as escolas promoverem melhores aprendizagens para todos os alunos. A problemática da nossa investigação assentou na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas, tendo, assim, sido o objeto da nossa investigação a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. O estudo exploratório realizado assentou na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a diretores e de questionários aplicados a professores e a alunos de duas escolas, por forma a tentar compreender-se os impactos das orientações normativas na ação educativa. Os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula. Desafios da mudança escolar através de normativos terão tendência a não surtir efeito.
id RCAP_f19c45065d9fccfe94e6a93402c08ac5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?Curriculum autonomy and flexibility: what impacts on school organizational action?Inovação e mudança educativaOrganização escolarAutonomia e flexibilidade curricularInnovation and school changesSchool organizationAutonomy and curricular flexibilityOrientações legislativas no sistema educativo português enunciam a Autonomia e Flexibilidade Curricular como a forma de as escolas promoverem melhores aprendizagens para todos os alunos. A problemática da nossa investigação assentou na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas, tendo, assim, sido o objeto da nossa investigação a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. O estudo exploratório realizado assentou na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a diretores e de questionários aplicados a professores e a alunos de duas escolas, por forma a tentar compreender-se os impactos das orientações normativas na ação educativa. Os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula. Desafios da mudança escolar através de normativos terão tendência a não surtir efeito.Guidelines on the Portuguese education system promote Autonomy and Curricular Flexibility as a way schools can improve the learning mechanisms for their students. The motivation for this investigation was the need to comprehend whether the school grammar instituted in concrete action fulfils its stated promises. The main purpose of this study was to understand how the school organization (re)appropriates the guidelines of the school legislation regarding Autonomy and Curricular Flexibility. The study follows a qualitative interpretation methodology, focusing on the description and comprehension of specific and singular realities – two public schools in the district of Porto, with distinct social and cultural contexts. This exploratory study is based on the analysis of semi-structured interviews with school principals and questionnaires answered by teachers from both schools, focused on understanding the impacts of the guidelines in their schools. The results point to small organizational changes that are even less noticeable in the daily operation of the school and the pedagogical work in the classroom. It is reasonable to conclude that law regulations tend to have no impact.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBaptista, CarlaAlves, José Matias2024-02-28T18:37:24Z2024-02-222024-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44106por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2024.15937info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-05T01:37:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:20.026828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
Curriculum autonomy and flexibility: what impacts on school organizational action?
title Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
spellingShingle Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
Baptista, Carla
Inovação e mudança educativa
Organização escolar
Autonomia e flexibilidade curricular
Innovation and school changes
School organization
Autonomy and curricular flexibility
title_short Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
title_full Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
title_fullStr Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
title_full_unstemmed Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
title_sort Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
author Baptista, Carla
author_facet Baptista, Carla
Alves, José Matias
author_role author
author2 Alves, José Matias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Carla
Alves, José Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação e mudança educativa
Organização escolar
Autonomia e flexibilidade curricular
Innovation and school changes
School organization
Autonomy and curricular flexibility
topic Inovação e mudança educativa
Organização escolar
Autonomia e flexibilidade curricular
Innovation and school changes
School organization
Autonomy and curricular flexibility
description Orientações legislativas no sistema educativo português enunciam a Autonomia e Flexibilidade Curricular como a forma de as escolas promoverem melhores aprendizagens para todos os alunos. A problemática da nossa investigação assentou na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas, tendo, assim, sido o objeto da nossa investigação a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. O estudo exploratório realizado assentou na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a diretores e de questionários aplicados a professores e a alunos de duas escolas, por forma a tentar compreender-se os impactos das orientações normativas na ação educativa. Os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula. Desafios da mudança escolar através de normativos terão tendência a não surtir efeito.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-28T18:37:24Z
2024-02-22
2024-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/44106
url http://hdl.handle.net/10400.14/44106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2024.15937
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137787257028608