Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luzimar Araújo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29187
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_f1bb5c0db43a5468525c4e5587191645
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa378.12371.13Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente relatório de estágio prende-se às questões relacionadas com a formação pedagógica de docentes do ensino superior contextualizadas pelos novos desafios impostos a este nível de ensino. Procuramos através de uma sólida base teórica articular a formação pedagógica dos docentes do ensino superior com as temáticas transversais a esta, tais como: a pedagogia universitária e seus contextos, a complexidade do trabalho docente do ensino superior, a busca pelo salto de qualidade dos processos de ensino-aprendizagem deste nível de ensino. Atendendo às características deste trabalho que se insere na abordagem metodológica do estudo de caso, foram utilizados como instrumentos principais para a recolha dos dados, o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. O público-alvo foi constituído por docentes de uma escola de engenharia de uma universidade portuguesa. Das conclusões do estudo emergem questões relacionadas às expetativas, perceções e necessidades de formação dos docentes e a sua importância para o desenvolvimento profissional docente.This internship report concerns issues related to the pedagogical training of higher education teachers, contextualized by the new challenges imposed at this education level. Through a solid theoretical basis we look to articulate the pedagogical training of higher education teachers with related cross thematic, such as: the higher education pedagogy and their contexts; the complexity of the teaching work in higher education; the pursuit for the quality leap on the teaching and learning processes at this education level. Given the characteristics of this work that inserts into the case study methodological approach, the «survey questionnaire» and the «semi-structured interview», were used as main instruments for data collection. The audience was made up of teachers from an engineering school from a Portuguese university. In the light of this study conclusions emerge issues related to expectations, perceptions and teachers training needs, and their importance for the professional teacher development.Silva, Eugénio Alves daUniversidade do MinhoOliveira, Luzimar Araújo de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29187por201205262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
title Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
spellingShingle Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
Oliveira, Luzimar Araújo de
378.12
371.13
title_short Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
title_full Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
title_fullStr Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
title_full_unstemmed Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
title_sort Formação pedagógica dos docentes do ensino superior : perspetivas e motivações numa universidade portuguesa
author Oliveira, Luzimar Araújo de
author_facet Oliveira, Luzimar Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eugénio Alves da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luzimar Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv 378.12
371.13
topic 378.12
371.13
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29187
url http://hdl.handle.net/1822/29187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303672659640320