Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/812
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
id RCAP_f1bceb3ebc8a5cbb9fdeea59828d0733
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construçãoFormação de professoresFormação inicial de enfermeirosCompetência pedagógicaTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007A temática abordada emerge da experiência profissional vivenciada. A docência na área da Enfermagem carece de um perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes explícito e formalizado, de modo a homogeneizar as práticas destes profissionais. Ao conhecer-se a percepção que têm sobre as suas competências pedagógicas e o momento em que as adquiriram, torna-se possível clarificar conceitos e dar um passo em frente no sentido de os ajudar, no futuro, a afirmarem de forma mais vincada a sua identidade profissional e a balizarem o seu campo de actuação. A presente dissertação de mestrado pretende dar um contributo para a construção desse perfil de competências, auscultando os seus principais intervenientes, os enfermeiros docentes. Através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com enfermeiros docentes de uma escola superior de Enfermagem da área de Lisboa, identificámos competências no domínio da organização e do desenvolvimento do ensino, na área do ensino da prática de Enfermagem, no acompanhamento/supervisão de estudantes, da avaliação dos mesmos, no desenvolver um perfil de saída nos alunos, no âmbito do auto-desenvolvimento e das competências pessoais. Quanto aos momentos formativos em que os enfermeiros docentes adquiriram essas competências, evidenciou-se que foram importantes no percurso a experiência enquanto aluno de Enfermagem, a auto-formação, a prática enquanto enfermeiro, a frequência de estudos pós-graduados, o período de integração na escola e a prática enquanto docente.The approached thematic emerges of the professional know-how. Teaching in Nursing's area lacks of explicit and formalized pedagogical profile competences from the educational nurses, in order to homogenize these professional practices. Knowing their perception about their pedagogical competences and the moment that they acquired them, becomes possible to clarify concepts and take a step forward in the sense of helping them, in the future, to affirm their professional identity and to delimitate their field of action. The present master dissertation intends to give a contribution for the construction of that profile abilities, auscultating his main participants, the educational nurses. Through semi-structured interviews carried out with educational nurses of a Nursing college in Lisbon area, we identified competences in the domain of the organization and the development of the education, in the area of the practical Nursing education, in the accompaniment/ supervision of students, in students evaluation, in the development of a profile of the exiting students, in the context of auto-evaluation and personal competences. The formative moments that the educational nurses acquired those competences, is shown in their journey while Nursing student, the autoformation, the practical while nurse, the frequency of postgraduate studies, the period of integration in the school and the practical educational while teaching.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-2010-07-21T10:52:24Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfApenas a versão em suporte papel contém errata (Errata relativa às páginas 11, 24, 41, 44, 45, 46, 63, 71, 79, 82, 92, 95 e 139).application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.540825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
title Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
spellingShingle Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-
Formação de professores
Formação inicial de enfermeiros
Competência pedagógica
Teses de mestrado
title_short Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
title_full Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
title_fullStr Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
title_full_unstemmed Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
title_sort Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
author Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-
author_facet Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação inicial de enfermeiros
Competência pedagógica
Teses de mestrado
topic Formação de professores
Formação inicial de enfermeiros
Competência pedagógica
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/812
url http://hdl.handle.net/10451/812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
Apenas a versão em suporte papel contém errata (Errata relativa às páginas 11, 24, 41, 44, 45, 46, 63, 71, 79, 82, 92, 95 e 139).
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157384712192