Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cláudia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Isabel, Pereira, Luís, Martins, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26
Resumo: O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online.  Palavras-chave: avaliação, avaliação online, e-portfolio.
id RCAP_f2882fefb3ccb05f7bb76d5d3b6b83c8
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/26
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede SocialO Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online.  Palavras-chave: avaliação, avaliação online, e-portfolio.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26EduSer; Vol. 2 No. 2 (2010): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 2 n. 2 (2010): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 2 N.º 2 (2010): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/26https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/26/29Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, CláudiaAraújo, IsabelPereira, LuísMartins, Maria de Lurdes2023-02-18T06:01:19Zoai:eduser.ipb.pt:article/26Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:49.549332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
title Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
spellingShingle Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
Cruz, Cláudia
title_short Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
title_full Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
title_fullStr Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
title_full_unstemmed Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
title_sort Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social
author Cruz, Cláudia
author_facet Cruz, Cláudia
Araújo, Isabel
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Araújo, Isabel
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Cláudia
Araújo, Isabel
Pereira, Luís
Martins, Maria de Lurdes
description O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online.  Palavras-chave: avaliação, avaliação online, e-portfolio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26
https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26
url https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/26
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/26/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 2 No. 2 (2010): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 2 n. 2 (2010): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 2 N.º 2 (2010): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939873296384