Para uma caracterização das práticas de literacia em contexto familiar de crianças do 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19137 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
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Para uma caracterização das práticas de literacia em contexto familiar de crianças do 4º ano de escolaridade372.4316.356.2Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)O presente trabalho de investigação situa-se num tempo em que a Literacia é objeto de inúmeras reflexões, sejam elas no sentido de perceber e agir sobre os resultados das provas a que estão sujeitos os nossos alunos, ou numa perspetiva social que visa compreender os usos que as pessoas fazem da escrita, nos mais diversos contextos socioculturais em que se encontram. É nesta última conceção de literacia que desenhamos uma investigação qualitativa de tipo etnográfico, sem a pretensão de extrapolar os resultados para outros universos. Os dados foram recolhidos junto das crianças através de registos diários dos seus eventos de literacia em “Diários de Práticas” e com uma entrevista aos pais. A técnica usada para interpretarmos os dados foi a análise de conteúdo. Entendendo a literacia como prática social estudaremos as práticas de crianças a frequentar o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em ambiente familiar. Neste quadro e com estes instrumentos, analisamos os eventos de literacia de seis crianças em meio familiar e os discursos dos pais sobre as suas atitudes face à leitura e à escrita e sobre as práticas de literacia dos seus filhos e da família. Os resultados obtidos apontam para uma valorização da leitura, da escrita e da escola como agência de literacia, por parte dos pais, apesar da sua participação nas atividades de literacia das crianças se revelar algo limitada. Do lado dos alunos, os dados assinalam a diversidade de eventos de literacia gerados por diferentes agentes e para várias finalidades. A presença da escola na literacia em meio familiar destas crianças é notória, mas a diversidade de eventos ocorridos em meio familiar sem conexão com a escola confere à família um papel importante enquanto lugar de literacia.This research happens in a time when literacy is the subject of numerous reflections, whether in order to understand and act upon the results of the assessments that our students are subject, or as a social perspective that seeks to understand the uses that people make of writing, in various sociocultural contexts in which they live. Within this last conception of literacy we developed a qualitative ethnographic research, without aiming at extrapolating the results to other universes. Data were collected with children through logs of their literacy events in "Diary Practice" and with an interview with the parents. The technique used to interpret the data was content analysis. Understanding literacy as a social practice our study concerns the literacy practices of children in the 4th grade in a family environment. In this context and with these tools, we analyze the literacy events of six children in the family and the discourses of parents about their attitudes towards reading and writing and about the literacy practices of their children and family. The results show the valuing of reading, writing and school as an agency of literacy from the part of parents, despite their participation in children’ literacy activities are rather limited. From the perspective of students, the data sustain a variety of literacy events generated by different agents and for various purposes. The presence of the school in this children’s family literacy is notorious, but the diversity of events in the family with no connection to the school gives the family an important role as a place of literacy.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoRodrigues, Carlos Alberto da Cruz20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:06:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:06:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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