Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, António
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6299
Resumo: A dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação.
id RCAP_f2e9241cb86aec684bc7b3efcccb968e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.EducaçãointervençãosociodramagrupoEducationintervencionsociodramagroupA dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação.The personal dimension in the Social Educator formation is assumed as crucial, since it influences the way that one reads and analyses the social reality, and therefore the intervention that is developed. To this end, the sociodramatic methodology may play a major role by allowing that this professional may develop the knowledge about himself, the awareness from the afection phenomenon and groups as well as spontaneity and creativity, critical for an intervention that is able to respond to the great challenges wich he faces daily. Starting from the logbooks of the Social Educators in training, the valuable assets from this methodology in its formation are here discusssed the valuable assets from this methodology in its formation.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMiranda, AntónioOliveira, Joana2015-06-15T16:06:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.276954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
title Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
spellingShingle Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
Miranda, António
Educação
intervenção
sociodrama
grupo
Education
intervencion
sociodrama
group
title_short Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
title_full Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
title_fullStr Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
title_full_unstemmed Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
title_sort Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
author Miranda, António
author_facet Miranda, António
Oliveira, Joana
author_role author
author2 Oliveira, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, António
Oliveira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
intervenção
sociodrama
grupo
Education
intervencion
sociodrama
group
topic Educação
intervenção
sociodrama
grupo
Education
intervencion
sociodrama
group
description A dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-15T16:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6299
url http://hdl.handle.net/10400.22/6299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364014948352