Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6299 |
Resumo: | A dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação. |
id |
RCAP_f2e9241cb86aec684bc7b3efcccb968e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais.EducaçãointervençãosociodramagrupoEducationintervencionsociodramagroupA dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação.The personal dimension in the Social Educator formation is assumed as crucial, since it influences the way that one reads and analyses the social reality, and therefore the intervention that is developed. To this end, the sociodramatic methodology may play a major role by allowing that this professional may develop the knowledge about himself, the awareness from the afection phenomenon and groups as well as spontaneity and creativity, critical for an intervention that is able to respond to the great challenges wich he faces daily. Starting from the logbooks of the Social Educators in training, the valuable assets from this methodology in its formation are here discusssed the valuable assets from this methodology in its formation.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMiranda, AntónioOliveira, Joana2015-06-15T16:06:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.276954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
title |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
spellingShingle |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. Miranda, António Educação intervenção sociodrama grupo Education intervencion sociodrama group |
title_short |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
title_full |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
title_fullStr |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
title_full_unstemmed |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
title_sort |
Quando o palco é parte da realidade O Sociodrama na formação dos Educadores Sociais. |
author |
Miranda, António |
author_facet |
Miranda, António Oliveira, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, António Oliveira, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intervenção sociodrama grupo Education intervencion sociodrama group |
topic |
Educação intervenção sociodrama grupo Education intervencion sociodrama group |
description |
A dimensão pessoal na formação do Educador Social assume-se como crucial ao influenciar a forma como este lê e analisa a realidade social e, consequentemente, a intervenção que desenvolve. Neste sentido, a metodologia sociodramática pode desempenhar um papel de grande importância ao permitir que este profissional desenvolva o conhecimento acerca de si próprio, a consciencialização dos fenómenos afetivos e grupais bem como a espontaneidade e criatividade, decisivas para uma intervenção capaz de responder aos grandes desafios que enfrenta diariamente. Partindo dos diários de bordo de Educadores Sociais em formação são aqui discutidas as mais-valias desta metodologia na sua formação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-15T16:06:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6299 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364014948352 |