Gamificação e as competências socioemocionais no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adelaide dos Anjos Garcia Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20380
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ressaltar o importante papel da gamificação e das competências socioemocionais no processo de ensino/aprendizagem como mediador do conhecimento e não apenas como um “jogo que ensina” ou “não saber como gerenciar as emoções durantes as aulas” mesmo que na ótica dos docentes esta tarefa seja impossível. Este relatório investigativo também tem como objetivo, informar e formar docentes que a gamificação e as competências socioemocionais estão intimamente ligadas e que podem ser trabalhadas com materiais analógicos até digitais e até mesmo com o auxílio da narrativização. Devemos ter sempre em vista a experiência de vida do aluno e o seu conhecimento no que diz respeito ao mundo que o rodeia. O conhecimento do aluno deve fazer parte da nossa prática educativa como professores e até mesmo como comunidade educativa, respeitando as diferenças e os limites de cada um, baseando-nos na gestão emocional e numa abordagem gamificada motivadora de forma a gerar produção do conhecimento. A opinião dos alunos é algo primordial para uma boa aprendizagem e um importante papel para a sua preparação para o mundo que os rodeia. Nós como professores devemos ter em vista uma abordagem de ensino onde enfatizamos as competências do XXI, fazendo os alunos pensar, criticar, colaborar e fazê-los gerar dúvidas para a produção do seu próprio conhecimento. Através da revisão de alguns autores, processos investigativos como questionários, planificações e recursos, irá ser mostrado como o professor deve exercer a sua prática educativa tendo um papel mais orientador acreditando nas potencialidades de cada aluno e fazê-los acreditar que são capazes de tudo, mesmo quer em contexto autónomo assim como em equipa de forma colaborativa e de entreajuda. No final desta investigação, poderemos concluir que num futuro próximo, é essencial dotar os docentes de qualificações apropriadas a este tipo de abordagem e aprendizagem.
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Devemos ter sempre em vista a experiência de vida do aluno e o seu conhecimento no que diz respeito ao mundo que o rodeia. O conhecimento do aluno deve fazer parte da nossa prática educativa como professores e até mesmo como comunidade educativa, respeitando as diferenças e os limites de cada um, baseando-nos na gestão emocional e numa abordagem gamificada motivadora de forma a gerar produção do conhecimento. A opinião dos alunos é algo primordial para uma boa aprendizagem e um importante papel para a sua preparação para o mundo que os rodeia. Nós como professores devemos ter em vista uma abordagem de ensino onde enfatizamos as competências do XXI, fazendo os alunos pensar, criticar, colaborar e fazê-los gerar dúvidas para a produção do seu próprio conhecimento. Através da revisão de alguns autores, processos investigativos como questionários, planificações e recursos, irá ser mostrado como o professor deve exercer a sua prática educativa tendo um papel mais orientador acreditando nas potencialidades de cada aluno e fazê-los acreditar que são capazes de tudo, mesmo quer em contexto autónomo assim como em equipa de forma colaborativa e de entreajuda. No final desta investigação, poderemos concluir que num futuro próximo, é essencial dotar os docentes de qualificações apropriadas a este tipo de abordagem e aprendizagem.This work aims to highlight the important role of gamification and social and emotional skills in the teaching/learning process as mediator of knowledge and not just as “game that teaches” or “not knowing how to manage emotions during classes”, even if from the teacher’s point of view this task is impossible. This investigative report also aims to inform and educate teachers that gamification and social and emotional skills are closely linked and that they can be used with analogical and digital materials, and even with the help of storytelling. We must always keep in mind the student’s life experience and their knowledge of the world around them. The student’s knowledge should be part of our educational practice as teachers and even as an educational community, respecting the differences and the limits of each one, basing ourselves on emotional management and a motivating gamified approach to generate knowledge production. The students’ opinion is something primordial for good learning and an important role in preparing them for the world around them. We as teachers should have in view a teaching approach where we emphasize the XXI century skills, making students think, criticize, collaborate, and make them generate doubts to produce their own knowledge. Through the review of some authors, investigative processes such as questionnaires, planning and resources, it will be shown how the teacher should exercise their educational practice having more a guiding role believing in the potential of each student and make them believe that they are capable of anything, even in autonomous context as well as in team collaborative and while helping each other. At the end of this research, we can conclude that in the near future, it is essential to provide teachers with appropriate qualifications for this type of approach and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Adelaide dos Anjos Garcia Alves de2022-04-19T11:28:06Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20380TID:202993795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:15:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:27.770351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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