Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Helena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1435
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo 2012/2013, enquanto estagiária, num contexto de Jardim-de-Infância com um grupo de cinco anos, onde se procurou sustentar uma articulação teoria - prática. Tendo em conta os objetivos de estágio devemos ser capazes de: utilizar as técnicas e instrumentos de observação e recolha de dados; utilizar estratégias de investigação para compreender a prática educativa e aplicar de forma integrada os conhecimentos essenciais na construção da intervenção educativa. Assim, a intervenção educativa sustentou-se por princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, particularmente, a intencionalidade educativa sustentada no observar, planear, intervir e avaliar; diferenciação pedagógica face às necessidades do grupo; importância do envolvimento parental e comunidade. No decorrer do presente relatório iremos dar um enfoque mais aprofundado à hora do conto; que reflexos na aprendizagem das crianças; perceber se o interesse pelas histórias é reflexo de uma motivação intrínseca da criança; percecionar se as características do meio familiar justificam o interesse das crianças pelas histórias; perceber a importância que a educadora cooperante e os pais/família atribuem à narração de histórias e percecionar a importância da utilização por parte da educadora e dos pais dos diferentes dispositivos pedagógicos.ABSTRACT This work was developed during the school year 2012/2013, while a trainee, in a context of Kindergarten with a group of five years, where we sought to sustain an articulation theory - practice. Having regard the objectives of internship we resort to: different techniques , observation instruments and data collection; investigation strategies to comprehend the educational practice, seek to apply in an integrated manner the essential knowledge in the construction of educational intervention. Thereby, educational intervention was sustained on fundamental principles in the teaching and learning process, particularly, sustained educational intention in observe, planning, intervening and evaluating; the pedagogical differentiation considering the needs of the group; as well as the parental involvement. Throughout of the present report we will give a deeper focus to the storytelling and their reflections on learning of the children; realize if interest in the stories is due to an intrinsic motivation of the child; perceive if the family environment characteristics justifies the interest of children in stories; realize the importance that the cooperative educator and the parents/family give to storytelling, and perceive the importance of the utilization by the educator and the parents of different pedagogical devices.
id RCAP_f30df357f6239814f06a4d8553a2a46d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagensEducação pré-escolarAprendizagem cooperativaProfessor investigadorHora do contoO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo 2012/2013, enquanto estagiária, num contexto de Jardim-de-Infância com um grupo de cinco anos, onde se procurou sustentar uma articulação teoria - prática. Tendo em conta os objetivos de estágio devemos ser capazes de: utilizar as técnicas e instrumentos de observação e recolha de dados; utilizar estratégias de investigação para compreender a prática educativa e aplicar de forma integrada os conhecimentos essenciais na construção da intervenção educativa. Assim, a intervenção educativa sustentou-se por princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, particularmente, a intencionalidade educativa sustentada no observar, planear, intervir e avaliar; diferenciação pedagógica face às necessidades do grupo; importância do envolvimento parental e comunidade. No decorrer do presente relatório iremos dar um enfoque mais aprofundado à hora do conto; que reflexos na aprendizagem das crianças; perceber se o interesse pelas histórias é reflexo de uma motivação intrínseca da criança; percecionar se as características do meio familiar justificam o interesse das crianças pelas histórias; perceber a importância que a educadora cooperante e os pais/família atribuem à narração de histórias e percecionar a importância da utilização por parte da educadora e dos pais dos diferentes dispositivos pedagógicos.ABSTRACT This work was developed during the school year 2012/2013, while a trainee, in a context of Kindergarten with a group of five years, where we sought to sustain an articulation theory - practice. Having regard the objectives of internship we resort to: different techniques , observation instruments and data collection; investigation strategies to comprehend the educational practice, seek to apply in an integrated manner the essential knowledge in the construction of educational intervention. Thereby, educational intervention was sustained on fundamental principles in the teaching and learning process, particularly, sustained educational intention in observe, planning, intervening and evaluating; the pedagogical differentiation considering the needs of the group; as well as the parental involvement. Throughout of the present report we will give a deeper focus to the storytelling and their reflections on learning of the children; realize if interest in the stories is due to an intrinsic motivation of the child; perceive if the family environment characteristics justifies the interest of children in stories; realize the importance that the cooperative educator and the parents/family give to storytelling, and perceive the importance of the utilization by the educator and the parents of different pedagogical devices.2014-05-27T11:05:36Z2013-12-01T00:00:00Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1435TID:201470381porCoelho, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:52.246565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
title Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
spellingShingle Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
Coelho, Helena
Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Professor investigador
Hora do conto
title_short Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
title_full Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
title_fullStr Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
title_full_unstemmed Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
title_sort Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens
author Coelho, Helena
author_facet Coelho, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Professor investigador
Hora do conto
topic Educação pré-escolar
Aprendizagem cooperativa
Professor investigador
Hora do conto
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo 2012/2013, enquanto estagiária, num contexto de Jardim-de-Infância com um grupo de cinco anos, onde se procurou sustentar uma articulação teoria - prática. Tendo em conta os objetivos de estágio devemos ser capazes de: utilizar as técnicas e instrumentos de observação e recolha de dados; utilizar estratégias de investigação para compreender a prática educativa e aplicar de forma integrada os conhecimentos essenciais na construção da intervenção educativa. Assim, a intervenção educativa sustentou-se por princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, particularmente, a intencionalidade educativa sustentada no observar, planear, intervir e avaliar; diferenciação pedagógica face às necessidades do grupo; importância do envolvimento parental e comunidade. No decorrer do presente relatório iremos dar um enfoque mais aprofundado à hora do conto; que reflexos na aprendizagem das crianças; perceber se o interesse pelas histórias é reflexo de uma motivação intrínseca da criança; percecionar se as características do meio familiar justificam o interesse das crianças pelas histórias; perceber a importância que a educadora cooperante e os pais/família atribuem à narração de histórias e percecionar a importância da utilização por parte da educadora e dos pais dos diferentes dispositivos pedagógicos.ABSTRACT This work was developed during the school year 2012/2013, while a trainee, in a context of Kindergarten with a group of five years, where we sought to sustain an articulation theory - practice. Having regard the objectives of internship we resort to: different techniques , observation instruments and data collection; investigation strategies to comprehend the educational practice, seek to apply in an integrated manner the essential knowledge in the construction of educational intervention. Thereby, educational intervention was sustained on fundamental principles in the teaching and learning process, particularly, sustained educational intention in observe, planning, intervening and evaluating; the pedagogical differentiation considering the needs of the group; as well as the parental involvement. Throughout of the present report we will give a deeper focus to the storytelling and their reflections on learning of the children; realize if interest in the stories is due to an intrinsic motivation of the child; perceive if the family environment characteristics justifies the interest of children in stories; realize the importance that the cooperative educator and the parents/family give to storytelling, and perceive the importance of the utilization by the educator and the parents of different pedagogical devices.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01T00:00:00Z
2013-12
2014-05-27T11:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1435
TID:201470381
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1435
identifier_str_mv TID:201470381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623010074624