Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43490
Resumo: A proliferação da internet conduziu ao crescimento dos canais digitais e trouxe consigo novas oportunidades de expansão de negócio. As PMEs e as empresas unipessoais, por sua vez, desacreditam que as estratégias de marketing as possam beneficiar no seu crescimento íntegro. O Inbound Marketing é uma metodologia inovadora que visa atrair de forma permissiva os visitantes e alinha as táticas de marketing a fim de obter um crescimento contínuo do negócio. Desta forma, explana-se na presente investigação um plano de Inbound Marketing para a empresa Gelataria Pinguim, uma gelataria artesanal localizada na cidade de Coimbra. Através desta metodologia são enumeradas táticas de atração e nurturing que culminem no aumento da notoriedade da marca, aumento de visitas ao website e canais digitais, aumento de visitantes na loja física, geração de leads qualificadas e fidelização de clientes. A utilização de uma estratégia omnichannel revelou-se ainda uma componente valorativa para a brand awareness e nutrição de leads.
id RCAP_f3244d1d8285e598894cf360ba441f23
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria PinguimMarketing DigitalInbound MarketingOmnichannelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA proliferação da internet conduziu ao crescimento dos canais digitais e trouxe consigo novas oportunidades de expansão de negócio. As PMEs e as empresas unipessoais, por sua vez, desacreditam que as estratégias de marketing as possam beneficiar no seu crescimento íntegro. O Inbound Marketing é uma metodologia inovadora que visa atrair de forma permissiva os visitantes e alinha as táticas de marketing a fim de obter um crescimento contínuo do negócio. Desta forma, explana-se na presente investigação um plano de Inbound Marketing para a empresa Gelataria Pinguim, uma gelataria artesanal localizada na cidade de Coimbra. Através desta metodologia são enumeradas táticas de atração e nurturing que culminem no aumento da notoriedade da marca, aumento de visitas ao website e canais digitais, aumento de visitantes na loja física, geração de leads qualificadas e fidelização de clientes. A utilização de uma estratégia omnichannel revelou-se ainda uma componente valorativa para a brand awareness e nutrição de leads.The proliferation of the internet has led to the growth of digital channels and brought with it new opportunities for business expansion. SMEs and one-person businesses, on the other hand, are not convinced that marketing strategies can benefit them in their growth. Inbound Marketing is an innovative methodology that aims to attract visitors in a permissive way and aligns marketing tactics to obtain a continuous business growth. In this way, it is explained in this research an Inbound Marketing plan for the company Gelataria Pinguim, a handmade ice cream shop located in the city of Coimbra. Through this methodology are specified attraction and nurturing tactics that culminate in increasing brand awareness, visits to the website and digital channels, visitors to the physical shop, qualified lead generation and customer loyalty. The use of an omnichannel strategy proved as well to be a valuable component for brand awareness and lead nurturing.Matos, José PedroRepositório ComumSantos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos2023-01-31T15:48:58Z2022-11-152022-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43490TID:203201639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:31.480646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
title Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
spellingShingle Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos
Marketing Digital
Inbound Marketing
Omnichannel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
title_full Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
title_fullStr Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
title_full_unstemmed Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
title_sort Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria Pinguim
author Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos
author_facet Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Inbound Marketing
Omnichannel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing Digital
Inbound Marketing
Omnichannel
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A proliferação da internet conduziu ao crescimento dos canais digitais e trouxe consigo novas oportunidades de expansão de negócio. As PMEs e as empresas unipessoais, por sua vez, desacreditam que as estratégias de marketing as possam beneficiar no seu crescimento íntegro. O Inbound Marketing é uma metodologia inovadora que visa atrair de forma permissiva os visitantes e alinha as táticas de marketing a fim de obter um crescimento contínuo do negócio. Desta forma, explana-se na presente investigação um plano de Inbound Marketing para a empresa Gelataria Pinguim, uma gelataria artesanal localizada na cidade de Coimbra. Através desta metodologia são enumeradas táticas de atração e nurturing que culminem no aumento da notoriedade da marca, aumento de visitas ao website e canais digitais, aumento de visitantes na loja física, geração de leads qualificadas e fidelização de clientes. A utilização de uma estratégia omnichannel revelou-se ainda uma componente valorativa para a brand awareness e nutrição de leads.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
2022-11-15T00:00:00Z
2023-01-31T15:48:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43490
TID:203201639
url http://hdl.handle.net/10400.26/43490
identifier_str_mv TID:203201639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135493753929728