Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14605 |
Resumo: | O jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades. |
id |
RCAP_f36b2c9dce69bd63db06e758cf5ed897 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogoEducação pré-escolarDiversidade linguísticaQuadros interactivosJogos infantisComportamento lúdico infantilDesenvolvimento das criançasLiteracia digitalO jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades.The game is part of everyday’s life of the child and it’s an integral part of their cognitive, socio-affective and psychomotor development. Given that our goal is to promote awareness to linguistic diversity, we understand that it is important to we use recreational activities as a teaching strategy. Nowadays children are born in a world where technological evolution and linguistic heterogeneity are most evident and where information is shared astonishingly fast. We believe awareness to linguistic diversity should be implemented since preschool from a biological standpoint, the nervous system's structures are prepared to adapt adequately to the society the child lives in. This study aims to compare the results of awareness to linguistic diversity between using games on a interactive whiteboard and games with manipulable material. This is a qualitative study with action-research methodology and was carried out as part of an educational project that took place in a classroom of preschoolers in the municipality of Ílhavo. The data collected through direct observation, video recordings, children’s school work and fieldnotes and provided us with evidence that children, when in contact with foreign languages, manage do identify the meaning of listened sounds they have listened when they find similarities between different languages. With time, the ability to identify an unknown language between several foreign ones increases. We also found that, in this particular group of children, there was a slight advantage on using games on the interactive whiteboard for developing awareness to linguistic diversity. However, we must not underestimate the significance of manipulable materials used in games with teaching purposes. In fact, games were shown to be a facilitating strategy regardless of the equipment used.Universidade de Aveiro2015-09-02T15:32:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14605TID:201590379porDias, Raquel Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:43Zoai:ria.ua.pt:10773/14605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.420366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
title |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
spellingShingle |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo Dias, Raquel Freire Educação pré-escolar Diversidade linguística Quadros interactivos Jogos infantis Comportamento lúdico infantil Desenvolvimento das crianças Literacia digital |
title_short |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
title_full |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
title_fullStr |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
title_full_unstemmed |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
title_sort |
Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo |
author |
Dias, Raquel Freire |
author_facet |
Dias, Raquel Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Raquel Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Quadros interactivos Jogos infantis Comportamento lúdico infantil Desenvolvimento das crianças Literacia digital |
topic |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Quadros interactivos Jogos infantis Comportamento lúdico infantil Desenvolvimento das crianças Literacia digital |
description |
O jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-02T15:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14605 TID:201590379 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14605 |
identifier_str_mv |
TID:201590379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137551680798720 |