Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28416 |
Resumo: | A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem. |
id |
RCAP_f378779c9ecee32fa34504e46c1450fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28416 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgicaPatients’ perceived satisfaction with nursing care in a medical-surgical emergency unitSatisfação do pacienteCuidados de enfermagemServiço hospitalar de emergênciaAvaliação dos serviços de saúdeA avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem.Escola Superior de Enfermagem de CoimbraBiblioteca Digital do IPBPais, Tânia artinsVeiga-Branco, AugustaMagalhães, Carlos Pires2023-06-12T14:16:04Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28416porPais, Tânia Martins; Veiga-Branco, Augusta; Magalhães, Carlos Pires (2023). Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica. Enfermagem Referência. ISSNe: 2182.2883. VI:2, p. 1-1010.12707/RVI22037info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:20Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:27.120455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica Patients’ perceived satisfaction with nursing care in a medical-surgical emergency unit |
title |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
spellingShingle |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica Pais, Tânia artins Satisfação do paciente Cuidados de enfermagem Serviço hospitalar de emergência Avaliação dos serviços de saúde |
title_short |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_full |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_fullStr |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_full_unstemmed |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_sort |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
author |
Pais, Tânia artins |
author_facet |
Pais, Tânia artins Veiga-Branco, Augusta Magalhães, Carlos Pires |
author_role |
author |
author2 |
Veiga-Branco, Augusta Magalhães, Carlos Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, Tânia artins Veiga-Branco, Augusta Magalhães, Carlos Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Cuidados de enfermagem Serviço hospitalar de emergência Avaliação dos serviços de saúde |
topic |
Satisfação do paciente Cuidados de enfermagem Serviço hospitalar de emergência Avaliação dos serviços de saúde |
description |
A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-12T14:16:04Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/28416 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/28416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pais, Tânia Martins; Veiga-Branco, Augusta; Magalhães, Carlos Pires (2023). Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica. Enfermagem Referência. ISSNe: 2182.2883. VI:2, p. 1-10 10.12707/RVI22037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135480563892224 |