Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Miguel Santos Rocha da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13859
Resumo: Este relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física, realizado no Externato São Vicente de Paulo. Posto isto, este relatório conta com os balanços e reflexões tidos no decorrer de todo o estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2021/2022. A minha dinâmica de intervenção pedagógica foi marcada pela temática das competências sociais e comunicativas e como as modalidades de contacto físico podiam ser fundamentais para o desenvolvimento destas competências nos alunos. Na Lecionação e Direção de turma, através de um planeamento por etapas com foco nos alunos e na diferenciação do ensino, procurou-se identificar e aplicar estratégias pedagógicas e técnicas de ensino que desenvolvessem melhorias ao nível do inter relacionamento e interação dos alunos entre si, aquando da realização das matérias de Dança, Ginástica Acrobática e Luta, bem como na aplicação de estruturas cooperativas de aprendizagem. No Desporto Escolar, através de jogos reduzidos, procurou-se aumentar os níveis de esforço aeróbio dos alunos, assim como priorizar o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, no contexto escolar. No Seminário, aprofundou-se o tema das competências sociais e comunicativas, ampliando a sua problematização para a temática da Coeducação, com o intuito de analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento a esse nível e a valorização das modalidades de contacto físico para a resolução desses problemas. Em síntese, estabelece-se a manifestação da problemática da ausência, por parte dos alunos, de competências sociais e comunicativas, as suas consequências e implicações na forma como determina alterações em toda a ação pedagógica do professor e suas possíveis repercussões no ensino dos alunos para a vida. Palavras-chave: Contacto físico; Competências Sociais e Comunicativas; Coeducação
id RCAP_f3c19b158f387326d111850851ef25de
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente PauloMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARCOMPETÊNCIAS SOCIAISCOEDUCAÇÃOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSSOCIAL SKILLSCOEDUCATIONEste relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física, realizado no Externato São Vicente de Paulo. Posto isto, este relatório conta com os balanços e reflexões tidos no decorrer de todo o estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2021/2022. A minha dinâmica de intervenção pedagógica foi marcada pela temática das competências sociais e comunicativas e como as modalidades de contacto físico podiam ser fundamentais para o desenvolvimento destas competências nos alunos. Na Lecionação e Direção de turma, através de um planeamento por etapas com foco nos alunos e na diferenciação do ensino, procurou-se identificar e aplicar estratégias pedagógicas e técnicas de ensino que desenvolvessem melhorias ao nível do inter relacionamento e interação dos alunos entre si, aquando da realização das matérias de Dança, Ginástica Acrobática e Luta, bem como na aplicação de estruturas cooperativas de aprendizagem. No Desporto Escolar, através de jogos reduzidos, procurou-se aumentar os níveis de esforço aeróbio dos alunos, assim como priorizar o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, no contexto escolar. No Seminário, aprofundou-se o tema das competências sociais e comunicativas, ampliando a sua problematização para a temática da Coeducação, com o intuito de analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento a esse nível e a valorização das modalidades de contacto físico para a resolução desses problemas. Em síntese, estabelece-se a manifestação da problemática da ausência, por parte dos alunos, de competências sociais e comunicativas, as suas consequências e implicações na forma como determina alterações em toda a ação pedagógica do professor e suas possíveis repercussões no ensino dos alunos para a vida. Palavras-chave: Contacto físico; Competências Sociais e Comunicativas; CoeducaçãoThis report presents a demonstration and reflection about the teaching-learning processes taken in a pedagogical internship of Physical Education. With that been said, this report has the balance and reflections taken during the entire pedagogical internship, held in the school year 2021/2022, in São Vicente de Paulo school. My dynamics of pedagogical intervention was marked by the theme of social and communicative skills and in how physical contact modalities could be important for developing those skills in the students. In Teaching and Class Direction areas, through a plan model based in stages, focus on the students and differentiation of teaching, pedagogical strategies and teaching tecnhiques were identified and applied, in order to improve the relations between peers, using the modalities of Dance, Acrobatics and Wrestling, as well as the cooperative structures application. In School Sports, through reduced games, I sought to increase the levels of aerobic effort of students, as well as to prioritize the involvement of students in favor of their health and well-being, in the school context. In the Seminar, the theme of social and communicative skills was deepened, expanding its problematization to the theme of Coeducation, in order to analyze the difficulties of the teachers of the department at this level, and the valorization of the modalities of physical contact for the resolution of these problems. In summary, its established a manifestation of the problem of students' absence of social and communicative skills, their consequences and implications in the way it determines changes in all the pedagogical action of the teacher. Keywords: Physical Contact; Social and Comunicative Skills; Coeducation2023-05-12T16:00:38Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13859TID:203284402porSilva, João Miguel Santos Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:31:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:11.828374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
title Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
Silva, João Miguel Santos Rocha da
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS SOCIAIS
COEDUCAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SOCIAL SKILLS
COEDUCATION
title_short Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
title_full Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
title_sort Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
author Silva, João Miguel Santos Rocha da
author_facet Silva, João Miguel Santos Rocha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Miguel Santos Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS SOCIAIS
COEDUCAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SOCIAL SKILLS
COEDUCATION
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
COMPETÊNCIAS SOCIAIS
COEDUCAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SOCIAL SKILLS
COEDUCATION
description Este relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física, realizado no Externato São Vicente de Paulo. Posto isto, este relatório conta com os balanços e reflexões tidos no decorrer de todo o estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2021/2022. A minha dinâmica de intervenção pedagógica foi marcada pela temática das competências sociais e comunicativas e como as modalidades de contacto físico podiam ser fundamentais para o desenvolvimento destas competências nos alunos. Na Lecionação e Direção de turma, através de um planeamento por etapas com foco nos alunos e na diferenciação do ensino, procurou-se identificar e aplicar estratégias pedagógicas e técnicas de ensino que desenvolvessem melhorias ao nível do inter relacionamento e interação dos alunos entre si, aquando da realização das matérias de Dança, Ginástica Acrobática e Luta, bem como na aplicação de estruturas cooperativas de aprendizagem. No Desporto Escolar, através de jogos reduzidos, procurou-se aumentar os níveis de esforço aeróbio dos alunos, assim como priorizar o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, no contexto escolar. No Seminário, aprofundou-se o tema das competências sociais e comunicativas, ampliando a sua problematização para a temática da Coeducação, com o intuito de analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento a esse nível e a valorização das modalidades de contacto físico para a resolução desses problemas. Em síntese, estabelece-se a manifestação da problemática da ausência, por parte dos alunos, de competências sociais e comunicativas, as suas consequências e implicações na forma como determina alterações em toda a ação pedagógica do professor e suas possíveis repercussões no ensino dos alunos para a vida. Palavras-chave: Contacto físico; Competências Sociais e Comunicativas; Coeducação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12T16:00:38Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13859
TID:203284402
url http://hdl.handle.net/10437/13859
identifier_str_mv TID:203284402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131615214960640