Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/91pb-1q54 |
Resumo: | As teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo. |
id |
RCAP_f421e8c5beb377ffd8dd71258ef64663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/166 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científicoscientific laboratoryscientific laboratoryscientific laboratoryContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityArte ContemporâneaLaboratório CientíficoRealismo AgencialAparatos Científicos(Micro)PerformatividadeAs teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/91pb-1q54https://doi.org/10.34623/91pb-1q54Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; 2023: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje; 94-1112184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/144https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/145Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandra2023-09-26T04:00:53Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:15.444038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico scientific laboratory scientific laboratory scientific laboratory |
title |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
spellingShingle |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico Silva, Sandra Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Arte Contemporânea Laboratório Científico Realismo Agencial Aparatos Científicos (Micro)Performatividade |
title_short |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
title_full |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
title_fullStr |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
title_full_unstemmed |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
title_sort |
Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico |
author |
Silva, Sandra |
author_facet |
Silva, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Arte Contemporânea Laboratório Científico Realismo Agencial Aparatos Científicos (Micro)Performatividade |
topic |
Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Contemporary Art Scientific Laboratory Agential Realism Scientific Apparatus (Micro)Performativity Arte Contemporânea Laboratório Científico Realismo Agencial Aparatos Científicos (Micro)Performatividade |
description |
As teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/91pb-1q54 https://doi.org/10.34623/91pb-1q54 |
url |
https://doi.org/10.34623/91pb-1q54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/144 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; 2023: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje; 94-111 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133351955660800 |