Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/91pb-1q54
Resumo: As teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-­prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo.
id RCAP_f421e8c5beb377ffd8dd71258ef64663
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científicoscientific laboratoryscientific laboratoryscientific laboratoryContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityContemporary ArtScientific LaboratoryAgential RealismScientific Apparatus(Micro)PerformativityArte ContemporâneaLaboratório CientíficoRealismo AgencialAparatos Científicos(Micro)PerformatividadeAs teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-­prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.Post-humanist and post-anthropocentric theories question the values of humanism that perpetuate human dominance and the dual worldview. In this way, they conceive of nature-culture as a continuum rather than a dichotomy, affirm that matter is part of culture and technology, and break with the idea of the human being as the supreme species in the evolutionary chain. Within this sphere of principles fits the theory of New Materialism, specifically Karen Barad’s Agential Realism, which advocates a post-humanist performativity in which matter, human and non-human, has agency and is dynamically intra-active, allowing for a continuous reconfiguration of the world. In order to structure a theoretical-practical convergence, this article seeks to articulate Barad’s theory with aspects of contemporary art. In the first part, establishing connections with artistic practices in scientific laboratories, paying particular attention to microagencies and the dynamics of microperformativity, and in the second part, giving emphasis to laboratory staging in artistic exhibitions, to the scientific instruments and apparatuses used and the inherent aspects of biomediality. Concluding that the aforementioned artistic and curatorial practices are important mediation elements in establishing an articulation and understanding between the theory of Agential Realism and laboratory practices, not rarely, inaccessible to the public. In this way, it offers the possibility of knowledge and discernment of this continuous reconfiguration of the world, from a different perspective of the standard narrative that positions the human being as the epitome of the world’s becoming.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/91pb-1q54https://doi.org/10.34623/91pb-1q54Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; 2023: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje; 94-1112184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/144https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/145Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandra2023-09-26T04:00:53Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:15.444038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
scientific laboratory
scientific laboratory
scientific laboratory
title Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
spellingShingle Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
Silva, Sandra
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Arte Contemporânea
Laboratório Científico
Realismo Agencial
Aparatos Científicos
(Micro)Performatividade
title_short Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
title_full Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
title_fullStr Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
title_full_unstemmed Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
title_sort Perspetivas artísticas das corporalidades agenciais (in)orgânicas no laboratório científico
author Silva, Sandra
author_facet Silva, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Arte Contemporânea
Laboratório Científico
Realismo Agencial
Aparatos Científicos
(Micro)Performatividade
topic Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Contemporary Art
Scientific Laboratory
Agential Realism
Scientific Apparatus
(Micro)Performativity
Arte Contemporânea
Laboratório Científico
Realismo Agencial
Aparatos Científicos
(Micro)Performatividade
description As teorias pós-humanistas e pós-antropocêntricas questionam os valores do humanismo que perpetuam o domínio humano e a visão dual do mundo. Desta forma, concebem a natureza-cultura como um continuum, e não como uma dicotomia, afirmam que a matéria faz parte da cultura e da tecnologia, e rompem com a ideia do ser humano como espécie suprema na cadeia evolutiva. Dentro desta esfera de princípios, cabe a teoria do Novo Materialismo, mais especificamente o Realismo Agencial, de Karen Barad, que defende uma performatividade pós-humanista em que as matérias, humanas e não-humanas, têm agência e são dinamicamente intra-ativas, permitindo uma reconfiguração contínua do mundo. Com o intuito de estruturar uma convergência teórico-­prática, o presente artigo procura articular a teoria de Barad com aspetos da arte contemporânea. Numa primeira parte, estabelecendo ligações com as práticas artísticas em laboratórios científicos, atendendo, particularmente, às microagências e às dinâmicas de microperformatividade. Na segunda parte, dando relevo às encenações laboratoriais em exibições artísticas, aos instrumentos e aparatos científicos utilizados e aos aspetos de biomedialidade inerentes. Conclui-se que as práticas artísticas e curatoriais mencionadas são elementos de mediação importantes no estabelecimento de uma articulação e entendimento entre a teoria do Realismo Agencial e as práticas laboratoriais, não raramente, inacessíveis para o público. Comportando, desta forma, a possibilidade de conhecimento e discernimento dessa reconfiguração contínua do mundo, a partir de uma perspetiva díspar da narrativa padrão que posiciona o ser humano como epítome do devir do mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/91pb-1q54
https://doi.org/10.34623/91pb-1q54
url https://doi.org/10.34623/91pb-1q54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/144
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/166/145
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; 2023: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje; 94-111
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133351955660800