Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10698 |
Resumo: | Neste relatório apresenta-se o projeto de investigação ação participativa “Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida”, com a finalidade de contrariar o processo de desqualificação pessoal e social de um grupo de mulheres beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção, através de uma intervenção psicossocial em grupo. O Rendimento Social de Inserção é uma prestação social destinada a famílias em situação de pobreza extrema (ISS, I. P., 2017), sendo que um dos principais motivos que marca a sua continuidade é o desemprego de longa duração. Este apresenta efeitos desastrosos em vários domínios da vida das pessoas, que ficam expostas a diferentes e concorrentes problemas. Em consequência, assiste-se a um processo de desqualificação pessoal e social, marcado pela desvalorização pessoal, fechamento no espaço doméstico e diminuição da participação social, assim como pela tendência para a desmotivação e acomodação, que culminam na dependência de prestações sociais. O projeto, incidindo sobre as dificuldades de um grupo de mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, permitiu desenvolver a sua autoestima, ampliar a sua rede de relações interpessoais, bem como potenciar competências e interesses pessoais para o desenvolvimento do conhecimento, pelo recurso a estratégias ativas de envolvimento pessoal. Paralelamente, promovendo uma intervenção mais concertada e ajustada, estimulou alterações nas formas de olhar e intervir nesta realidade, trazendo novas reflexões sobre as práticas profissionais. |
id |
RCAP_f45dcacaa287933f0c98e3d4696668d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSIProjeto de investigação ação participativaRendimento Social de InserçãoDesqualificação pessoal e socialIntervenção psicossocial em grupoResearch project participatory actionSocial integration incomePersonal and social disqualificationPsychosocial group interventionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste relatório apresenta-se o projeto de investigação ação participativa “Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida”, com a finalidade de contrariar o processo de desqualificação pessoal e social de um grupo de mulheres beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção, através de uma intervenção psicossocial em grupo. O Rendimento Social de Inserção é uma prestação social destinada a famílias em situação de pobreza extrema (ISS, I. P., 2017), sendo que um dos principais motivos que marca a sua continuidade é o desemprego de longa duração. Este apresenta efeitos desastrosos em vários domínios da vida das pessoas, que ficam expostas a diferentes e concorrentes problemas. Em consequência, assiste-se a um processo de desqualificação pessoal e social, marcado pela desvalorização pessoal, fechamento no espaço doméstico e diminuição da participação social, assim como pela tendência para a desmotivação e acomodação, que culminam na dependência de prestações sociais. O projeto, incidindo sobre as dificuldades de um grupo de mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, permitiu desenvolver a sua autoestima, ampliar a sua rede de relações interpessoais, bem como potenciar competências e interesses pessoais para o desenvolvimento do conhecimento, pelo recurso a estratégias ativas de envolvimento pessoal. Paralelamente, promovendo uma intervenção mais concertada e ajustada, estimulou alterações nas formas de olhar e intervir nesta realidade, trazendo novas reflexões sobre as práticas profissionais.This report presents the participatory action research project "Go forward, facing the challenges of life", with the purpose of counteracting the process of personal and social disqualification of a group of women beneficiaries of the provision of Social Integration Income, through of a group psychosocial intervention. Social Integration Income is a social benefit for families living in extreme poverty (ISS, I. P., 2017). One of the main reasons for its continuity is long-term unemployment. This has disastrous effects on various domains of people's lives, which are exposed to different and competing problems. As a consequence, there is a process of personal and social disqualification, marked by personal devaluation, closure in the domestic space and reduction of social participation, as well as by the tendency towards demotivation and accommodation, which culminate in the dependence of social benefits. The project, focusing on the difficulties of a group of women beneficiaries of Social Integration Income, allowed them to develop their self-esteem, expand their network of interpersonal relationships, as well as empower personal skills and interests for the development of knowledge through the use of strategies personal involvement. At the same time, promoting a more concerted and adjusted intervention, stimulated changes in the ways of looking and intervening in this reality, bringing new reflections on professional practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoNeto, Ana Maria Bertão da SilvaCarvalho, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Ana Rita Teixeira2018-01-05T14:57:19Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10698TID:201832887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:06.299781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
title |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
spellingShingle |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI Santos, Ana Rita Teixeira Projeto de investigação ação participativa Rendimento Social de Inserção Desqualificação pessoal e social Intervenção psicossocial em grupo Research project participatory action Social integration income Personal and social disqualification Psychosocial group intervention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
title_full |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
title_fullStr |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
title_full_unstemmed |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
title_sort |
Projeto "Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida" Uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres beneficiárias do RSI |
author |
Santos, Ana Rita Teixeira |
author_facet |
Santos, Ana Rita Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Ana Maria Bertão da Silva Carvalho, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Rita Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de investigação ação participativa Rendimento Social de Inserção Desqualificação pessoal e social Intervenção psicossocial em grupo Research project participatory action Social integration income Personal and social disqualification Psychosocial group intervention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Projeto de investigação ação participativa Rendimento Social de Inserção Desqualificação pessoal e social Intervenção psicossocial em grupo Research project participatory action Social integration income Personal and social disqualification Psychosocial group intervention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste relatório apresenta-se o projeto de investigação ação participativa “Seguir em frente, enfrentando os desafios da vida”, com a finalidade de contrariar o processo de desqualificação pessoal e social de um grupo de mulheres beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção, através de uma intervenção psicossocial em grupo. O Rendimento Social de Inserção é uma prestação social destinada a famílias em situação de pobreza extrema (ISS, I. P., 2017), sendo que um dos principais motivos que marca a sua continuidade é o desemprego de longa duração. Este apresenta efeitos desastrosos em vários domínios da vida das pessoas, que ficam expostas a diferentes e concorrentes problemas. Em consequência, assiste-se a um processo de desqualificação pessoal e social, marcado pela desvalorização pessoal, fechamento no espaço doméstico e diminuição da participação social, assim como pela tendência para a desmotivação e acomodação, que culminam na dependência de prestações sociais. O projeto, incidindo sobre as dificuldades de um grupo de mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, permitiu desenvolver a sua autoestima, ampliar a sua rede de relações interpessoais, bem como potenciar competências e interesses pessoais para o desenvolvimento do conhecimento, pelo recurso a estratégias ativas de envolvimento pessoal. Paralelamente, promovendo uma intervenção mais concertada e ajustada, estimulou alterações nas formas de olhar e intervir nesta realidade, trazendo novas reflexões sobre as práticas profissionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-05T14:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10698 TID:201832887 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10698 |
identifier_str_mv |
TID:201832887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131406499053568 |