Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Luisa de Mendonça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13094
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
id RCAP_f521ce00f7957c8483af2dfd333d765f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiênciasClasse hospitalarCurriculumEducaçãoEnsino-aprendizagemRio de JaneiroBrasilHospital-classCurriculumEducationTeaching-learningODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.The present work aims to present the theoretical and practical bases concerning teaching and learning in diversified contexts, more specifically in the environment of Hospital Classes. This learning context is relevant for the continuity of educational development of those under health treatment with hospitalization, which makes it impossible to attend regular school. Therefore, we aim to know how each different participant in the process accomplishes their teaching-learning relationship and associates it with curriculum development. Thus, the starting question that unfolds is: how are the curriculum and the pedagogical strategies elaborated for the teaching and learning process in the Hospital Classes in Niterói? We situated this research on the qualitative level and opted for an exploratory, descriptive and interpretive approach. It is worth mentioning that the discussed issue has as a background the education projects under development in Rio de Janeiro/Brazil, reflecting on the pedagogical practice that occurs in two public institutions: Hospital Getúlio Vargas Filho and Hospital Universitário Antônio Pedro. At the end of the dissertation, we propose two tables to exemplify forms of pedagogical practices and characteristics of the teaching/learning reality feasible in this context, which surpasses the ordinary school space. Broadening the understanding of the dimension that the right to education can reach in the daily life of several students.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoPassos, Luisa de Mendonça2022-12-142023-01-092025-12-14T00:00:00Z2022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13094TID:203185889porPassos, Luisa de Mendonça - Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2022. 121 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:13.586762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
title Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
spellingShingle Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
Passos, Luisa de Mendonça
Classe hospitalar
Curriculum
Educação
Ensino-aprendizagem
Rio de Janeiro
Brasil
Hospital-class
Curriculum
Education
Teaching-learning
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
title_full Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
title_fullStr Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
title_full_unstemmed Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
title_sort Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências
author Passos, Luisa de Mendonça
author_facet Passos, Luisa de Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Luisa de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar
Curriculum
Educação
Ensino-aprendizagem
Rio de Janeiro
Brasil
Hospital-class
Curriculum
Education
Teaching-learning
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Classe hospitalar
Curriculum
Educação
Ensino-aprendizagem
Rio de Janeiro
Brasil
Hospital-class
Curriculum
Education
Teaching-learning
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2022-12-14T00:00:00Z
2023-01-09
2025-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13094
TID:203185889
url http://hdl.handle.net/10400.2/13094
identifier_str_mv TID:203185889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Passos, Luisa de Mendonça - Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2022. 121 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135114897129472