Rogers and the self-theory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5671 |
Resumo: | Neste trabalho, o autor ocupa-se do estudo da teoria do self, entendida na perspectiva de Carl Rogers. Através da apresentação de alguns dados biográficos iniciais sobre este teórico e psicoterapeuta procuramos esclarecer a sua opção clara pelos princípios da psicologia humanista, com destaque para a abordagem fenomenológica do comportamento e da experiência humanas. Essa opção de fundo de Rogers reflecte-se ainda nos pressupostos que enformam o seu próprio modelo terapêutico. Este, de natureza não-directiva, e centrado exclusivamente na pessoa do cliente, é objecto de breve caracterização, antes da introdução e desenvolvimento dos postulados da teoria propriamente dita. Procura-se, assim, situar cronologicamente o aparecimento da teoria em relação à prática clínica, sendo, essencialmente, a partir desta que aquela se desenvolve. Daí o estabelecimento, que se segue, dos pontos de ligação entre a teoria do self e a terapia não-directiva, entendida, quer no plano individual, quer no plano dos chamados grupos de encontro. Referem-se finalmente algumas das implicações educacionais decorrentes da aplicação ao ensino dos princípios da teoria em apreço. |
id |
RCAP_f5243e760996797dd100242abd7d5d27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5671 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rogers and the self-theoryCarl Rogers (1902-1987)ComportamentoEducaçãoPsicologia da EducaçãoNeste trabalho, o autor ocupa-se do estudo da teoria do self, entendida na perspectiva de Carl Rogers. Através da apresentação de alguns dados biográficos iniciais sobre este teórico e psicoterapeuta procuramos esclarecer a sua opção clara pelos princípios da psicologia humanista, com destaque para a abordagem fenomenológica do comportamento e da experiência humanas. Essa opção de fundo de Rogers reflecte-se ainda nos pressupostos que enformam o seu próprio modelo terapêutico. Este, de natureza não-directiva, e centrado exclusivamente na pessoa do cliente, é objecto de breve caracterização, antes da introdução e desenvolvimento dos postulados da teoria propriamente dita. Procura-se, assim, situar cronologicamente o aparecimento da teoria em relação à prática clínica, sendo, essencialmente, a partir desta que aquela se desenvolve. Daí o estabelecimento, que se segue, dos pontos de ligação entre a teoria do self e a terapia não-directiva, entendida, quer no plano individual, quer no plano dos chamados grupos de encontro. Referem-se finalmente algumas das implicações educacionais decorrentes da aplicação ao ensino dos princípios da teoria em apreço.RÉSUMÉ: Dans ce travail, l'auteur étudie la théorie du self, selon la perspective de Carl Rogers. Par la présentation de quelques données biographiques initiales sur ce théoricien et psychothérapeute, on a cherché à rendre évidente son option en faveur des principes de la psychologie humaniste, et tout particulièrement son approche phénoménologique du comportement et de l'expérience humains. Cette option de fond de Rogers se reflète également dans les présupposés qui informent son modèle thérapeutique. Celui-ci, de nature non directive, et centré exclusivement sur la personne du patient, est l'objet d'une brève caractérisation, précédant l'introduction et le développement de la théorie proprement dite. On cherche, ainsi, à situer chronologiquement l'apparition de cette théorie par rapport à la pratique clinique, celle-ci étant le point de départ de celle-là. D'où l'établissement, ensuite, des points de liaison entre la théorie du self et la thérapie non directive, entendue tant au plan individuel qu'au plan des « groupes de rencontre ». Enfin, on évoque quelques-unes des conséquences éducationnelles découlant de l'application à l'enseignement des principes de la théorie en question.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresPeixoto, Ermelindo Bernardo2020-10-31T18:20:47Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5671engPEIXOTO, Ermelindo Manuel B. - Rogers and the self-theory. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 6 (1991): 41-58.0871-4371info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:50.307397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rogers and the self-theory |
title |
Rogers and the self-theory |
spellingShingle |
Rogers and the self-theory Peixoto, Ermelindo Bernardo Carl Rogers (1902-1987) Comportamento Educação Psicologia da Educação |
title_short |
Rogers and the self-theory |
title_full |
Rogers and the self-theory |
title_fullStr |
Rogers and the self-theory |
title_full_unstemmed |
Rogers and the self-theory |
title_sort |
Rogers and the self-theory |
author |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
author_facet |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carl Rogers (1902-1987) Comportamento Educação Psicologia da Educação |
topic |
Carl Rogers (1902-1987) Comportamento Educação Psicologia da Educação |
description |
Neste trabalho, o autor ocupa-se do estudo da teoria do self, entendida na perspectiva de Carl Rogers. Através da apresentação de alguns dados biográficos iniciais sobre este teórico e psicoterapeuta procuramos esclarecer a sua opção clara pelos princípios da psicologia humanista, com destaque para a abordagem fenomenológica do comportamento e da experiência humanas. Essa opção de fundo de Rogers reflecte-se ainda nos pressupostos que enformam o seu próprio modelo terapêutico. Este, de natureza não-directiva, e centrado exclusivamente na pessoa do cliente, é objecto de breve caracterização, antes da introdução e desenvolvimento dos postulados da teoria propriamente dita. Procura-se, assim, situar cronologicamente o aparecimento da teoria em relação à prática clínica, sendo, essencialmente, a partir desta que aquela se desenvolve. Daí o estabelecimento, que se segue, dos pontos de ligação entre a teoria do self e a terapia não-directiva, entendida, quer no plano individual, quer no plano dos chamados grupos de encontro. Referem-se finalmente algumas das implicações educacionais decorrentes da aplicação ao ensino dos princípios da teoria em apreço. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991-01-01T00:00:00Z 2020-10-31T18:20:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5671 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEIXOTO, Ermelindo Manuel B. - Rogers and the self-theory. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 6 (1991): 41-58. 0871-4371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130735429287936 |