"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34537 |
Resumo: | O presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica. |
id |
RCAP_f5d645fe526128f187a096231993216a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEBEducação LiteráriaEnsino da Educação LiteráriaBlogueComunidade de LeitoresO presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumDias, Susana Cristina Alves2021-01-04T13:26:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34537202526933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:00.153138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
title |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
spellingShingle |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB Dias, Susana Cristina Alves Educação Literária Ensino da Educação Literária Blogue Comunidade de Leitores |
title_short |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
title_full |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
title_fullStr |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
title_full_unstemmed |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
title_sort |
"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB |
author |
Dias, Susana Cristina Alves |
author_facet |
Dias, Susana Cristina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Susana Cristina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literária Ensino da Educação Literária Blogue Comunidade de Leitores |
topic |
Educação Literária Ensino da Educação Literária Blogue Comunidade de Leitores |
description |
O presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-04T13:26:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34537 202526933 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34537 |
identifier_str_mv |
202526933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032893853696 |