"Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Susana Cristina Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34537
Resumo: O presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica.
id RCAP_f5d645fe526128f187a096231993216a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEBEducação LiteráriaEnsino da Educação LiteráriaBlogueComunidade de LeitoresO presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumDias, Susana Cristina Alves2021-01-04T13:26:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34537202526933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:00.153138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
title "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
spellingShingle "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
Dias, Susana Cristina Alves
Educação Literária
Ensino da Educação Literária
Blogue
Comunidade de Leitores
title_short "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
title_full "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
title_fullStr "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
title_full_unstemmed "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
title_sort "Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB
author Dias, Susana Cristina Alves
author_facet Dias, Susana Cristina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Susana Cristina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Literária
Ensino da Educação Literária
Blogue
Comunidade de Leitores
topic Educação Literária
Ensino da Educação Literária
Blogue
Comunidade de Leitores
description O presente relatório de intervenção foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, na cidade de Coimbra, numa turma do sexto ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado em função do percurso realizado no ano letivo 2019/2020, tendo por objetivo a promoção da educação literária no segundo ciclo do ensino básico. Apresenta-se de uma forma reflexiva, contemplando os aspetos mais relevantes do processo interventivo. A presente reflexão compreende uma contextualização teórica onde se faz referência sobretudo à literatura infanto juvenil no contexto da educação literária. Evidencia, igualmente, as etapas contempladas no projeto tendo em vista a promoção da literatura em contexto escolar. Com o tipo de intervenção sugerida espera-se que o aluno desenvolva maior gosto pela leitura de textos literários, conduzindo-o assim a um incremento da cultura literária. As intervenções incluem a utilização das tecnologias de comunicação e informação, propondo maior envolvimento dos alunos e, perspetivando o desenvolvimento de competências comunicativas, bem como da capacidade de análise crítica e analítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-04T13:26:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34537
202526933
url http://hdl.handle.net/10400.26/34537
identifier_str_mv 202526933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032893853696