Marketing digital em empresas B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bárbara Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30023
Resumo: Notamos cada vez mais o impacto da Internet na comunicação das pessoas. Atualmente, a maioria das pessoas está conectada à rede de alguma forma e dispensa algum do seu tempo diário em redes sociais ou em sites do seu interesse. O Marketing tem de acompanhar a revolução tecnológica e cada vez mais as empresas se voltam para o Marketing Digital para chegar ao seu público-alvo. O meio digital tem a vantagem de conseguir chegar a um grande número de pessoas a um baixo custo e com uma melhor mensurabilidade, comparativamente ao Marketing tradicional. Entre os diferentes modelos de negócios também são verificáveis diferenças ao nível das estratégias de marketing e percebe-se que as empresas B2B têm uma abordagem digital diferenciada, com as suas próprias especificidades e formas de atuar características, distintas dos métodos B2C. Neste sentido, este trabalho, que se desenvolveu no contexto de estágio curricular, procurou analisar as especificidades da empresa UpNorth Group (uma empresa B2B) e criar um plano de Marketing que explorasse as melhores formas de aplicar ferramentas de Marketing Digital. Alguns dos métodos utilizados envolviam o desenvolvimento do website da empresa, gestão das redes sociais Facebook e LinkedIn, criação de uma lista de contactos pertinentes para contacto direto de clientes ou possíveis clientes (E-mail Marketing) e a criação de artigos para o blog e para publicação em revista. Esta metodologia teve o objetivo de aumentar a interação da empresa com o público-alvo, aumentar a notoriedade da marca e aumentar as vendas (envolvimento em novos projetos). Com este trabalho espera-se uma maior compreensão das especificidades do Marketing Digital orientado para empresas B2B e como estas poderão ser uma mais valia no contexto atual.
id RCAP_f61e85d8aeabf9f72a1fcc2cee1b272b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Marketing digital em empresas B2BMarketingMarketing DigitalMarketing de ConteúdoEstratégias de MarketingB2BRedes SociaisNotamos cada vez mais o impacto da Internet na comunicação das pessoas. Atualmente, a maioria das pessoas está conectada à rede de alguma forma e dispensa algum do seu tempo diário em redes sociais ou em sites do seu interesse. O Marketing tem de acompanhar a revolução tecnológica e cada vez mais as empresas se voltam para o Marketing Digital para chegar ao seu público-alvo. O meio digital tem a vantagem de conseguir chegar a um grande número de pessoas a um baixo custo e com uma melhor mensurabilidade, comparativamente ao Marketing tradicional. Entre os diferentes modelos de negócios também são verificáveis diferenças ao nível das estratégias de marketing e percebe-se que as empresas B2B têm uma abordagem digital diferenciada, com as suas próprias especificidades e formas de atuar características, distintas dos métodos B2C. Neste sentido, este trabalho, que se desenvolveu no contexto de estágio curricular, procurou analisar as especificidades da empresa UpNorth Group (uma empresa B2B) e criar um plano de Marketing que explorasse as melhores formas de aplicar ferramentas de Marketing Digital. Alguns dos métodos utilizados envolviam o desenvolvimento do website da empresa, gestão das redes sociais Facebook e LinkedIn, criação de uma lista de contactos pertinentes para contacto direto de clientes ou possíveis clientes (E-mail Marketing) e a criação de artigos para o blog e para publicação em revista. Esta metodologia teve o objetivo de aumentar a interação da empresa com o público-alvo, aumentar a notoriedade da marca e aumentar as vendas (envolvimento em novos projetos). Com este trabalho espera-se uma maior compreensão das especificidades do Marketing Digital orientado para empresas B2B e como estas poderão ser uma mais valia no contexto atual.The Internet has been impacting the way people communicate with each other. Nowadays, most people are connected to the Web in some kind of way and spare some of their daily time either on social media or websites of their interest. Marketing has to follow the technological revolution and more businesses are turning to Digital Marketing to reach their audience. Digital media has the advantage of being able to reach a large number of people at low cost and with a better measurability, compared to traditional Marketing. Among the different business models, there are also verifiable differences in marketing strategies and is noticeable that B2B companies have a differentiated digital approach, with their own specificities and practices, distinct from B2C methods. In this sense, this work, which was developed in the context of internship, sought to analyze the specificities of the company UpNorth Group (a B2B company) and create a marketing plan that explored the best ways to apply Digital Marketing tools. Some of the methods applied involved developing the company's website, managing social networks like Facebook and LinkedIn, creating a relevant contact list for direct contact with customers or prospects (Email Marketing) and creating blog and magazine articles. This methodology aimed to increase the company's interaction with the target audience, increase brand awareness and increase sales (developing new projects). With this article, it’s expected a greater understanding of the specificities of the Digital Marketing used by B2B companies and how those can be an advantage in the current year.2020-12-11T19:36:09Z2019-12-09T00:00:00Z2019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30023porPereira, Bárbara Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:07:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital em empresas B2B
title Marketing digital em empresas B2B
spellingShingle Marketing digital em empresas B2B
Pereira, Bárbara Lopes
Marketing
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
Estratégias de Marketing
B2B
Redes Sociais
title_short Marketing digital em empresas B2B
title_full Marketing digital em empresas B2B
title_fullStr Marketing digital em empresas B2B
title_full_unstemmed Marketing digital em empresas B2B
title_sort Marketing digital em empresas B2B
author Pereira, Bárbara Lopes
author_facet Pereira, Bárbara Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bárbara Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
Estratégias de Marketing
B2B
Redes Sociais
topic Marketing
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
Estratégias de Marketing
B2B
Redes Sociais
description Notamos cada vez mais o impacto da Internet na comunicação das pessoas. Atualmente, a maioria das pessoas está conectada à rede de alguma forma e dispensa algum do seu tempo diário em redes sociais ou em sites do seu interesse. O Marketing tem de acompanhar a revolução tecnológica e cada vez mais as empresas se voltam para o Marketing Digital para chegar ao seu público-alvo. O meio digital tem a vantagem de conseguir chegar a um grande número de pessoas a um baixo custo e com uma melhor mensurabilidade, comparativamente ao Marketing tradicional. Entre os diferentes modelos de negócios também são verificáveis diferenças ao nível das estratégias de marketing e percebe-se que as empresas B2B têm uma abordagem digital diferenciada, com as suas próprias especificidades e formas de atuar características, distintas dos métodos B2C. Neste sentido, este trabalho, que se desenvolveu no contexto de estágio curricular, procurou analisar as especificidades da empresa UpNorth Group (uma empresa B2B) e criar um plano de Marketing que explorasse as melhores formas de aplicar ferramentas de Marketing Digital. Alguns dos métodos utilizados envolviam o desenvolvimento do website da empresa, gestão das redes sociais Facebook e LinkedIn, criação de uma lista de contactos pertinentes para contacto direto de clientes ou possíveis clientes (E-mail Marketing) e a criação de artigos para o blog e para publicação em revista. Esta metodologia teve o objetivo de aumentar a interação da empresa com o público-alvo, aumentar a notoriedade da marca e aumentar as vendas (envolvimento em novos projetos). Com este trabalho espera-se uma maior compreensão das especificidades do Marketing Digital orientado para empresas B2B e como estas poderão ser uma mais valia no contexto atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T00:00:00Z
2019-12-09
2020-12-11T19:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30023
url http://hdl.handle.net/10773/30023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303565651410944