Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55447 |
Resumo: | Observando políticas e práticas de privatização das organizações educativas, o artigo introduz o conceito de privatização lato sensu como modelo institucional de referência para a reforma da gestão educacional, compreendendo múltiplas formas e modalidades. Implicitamente baseado no retorno ao ideal clássico de uma teoria geral e mais racional de gestão, abordagens normativas prometem a regeneração da educação pública de acordo com o arquétipo da empresa privada, através de um processo que é criticamente designado de impregnação empresarial da gestão educacional. |
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Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação públicaPrivatização lato sensuGestão educacionalImpregnação empresarialBusiness impregnationEducational managementLato sensu privatizationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoObservando políticas e práticas de privatização das organizações educativas, o artigo introduz o conceito de privatização lato sensu como modelo institucional de referência para a reforma da gestão educacional, compreendendo múltiplas formas e modalidades. Implicitamente baseado no retorno ao ideal clássico de uma teoria geral e mais racional de gestão, abordagens normativas prometem a regeneração da educação pública de acordo com o arquétipo da empresa privada, através de um processo que é criticamente designado de impregnação empresarial da gestão educacional.Observing policies and practices of privatisation of education organisations the paper introduces the concept of lato sensu privatisation as an institutional model of reference for the reform of educational management comprehending multiple forms and modalities. Implicitly based on the return to the classical ideal of a general and most rational theory of management, normative approaches promise the regeneration of public education according to the archetype of the private firm, through a process which is critically called entrepreneurial impregnation of education management.A investigação que sustenta este trabalho, desenvolvido no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCurrículo Sem FronteirasUniversidade do MinhoLima, Licínio C.2018-042018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55447porLima, Licínio C. (2018). Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 1, 129-144.1645-1384www.curriculosemfronteiras.orginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:14.732299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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